WINTERSHOW: Evento apresenta tecnologia de produção para cereais de inverno

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O WinterShow, um dos únicos eventos do Brasil voltado à cadeia produtiva dos cereais de inverno (da pesquisa à industrialização), já tem data para a realização de sua edição deste ano: de 18 a 20 de outubro. Promovido pela Agrária, cooperativa que atua no segmento da pesquisa, produção e industrialização do trigo e da cevada, o WinterShow ocorre anualmente na Colônia Vitória, uma das localidades de Entre Rios, no município de Guarapuava (PR). O evento é dirigido a produtores rurais que cultivam cereais de inverno, agrônomos, pesquisadores, estudantes de agronomia, empresários, indústrias, instituições de pesquisas, empresas de insumos e de equipamentos agrícolas.

Alternativa - Para a cooperativa Agrária, o objetivo do WinterShow é mostrar que a tecnologia na pesquisa, manejo de lavouras e industrialização, é o fator que agrega valor aos cereais de inverno e torna o setor economicamente forte. Por isso, estandes apresentarão indústrias da Agrária, como a Maltaria Agromalte, uma das maiores do país, e o Moinho de Trigo Agrária, o primeiro do Brasil a receber certificação APPCC (a Cooperativa possui também fábrica de rações e uma indústria de óleo de soja degomado).

Locais - Em 2006, a Agrária decidiu promover o evento em dois locais: de manhã, a partir das 8h, no Centro Cultural Mathias Leh, na Vitória, serão apresentadas palestras técnicas. À tarde, a partir das 14h, nos campos da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), também na Colônia Vitória, a programação inclui o tradicional Giro de Campo (com unidades demonstrativas de difusão de tecnologias) visitação a estandes de empresas e instituições de pesquisa ligadas ao agronegócio de inverno, ao lado da dinâmica de máquinas e equipamentos agrícolas, que será efetuada numa pista com cerca de 200 metros de extensão.

Interligação - À frente da comissão organizadora do WinterShow, o coordenador da Assistência Técnica da Agrária, Celso Wobeto, explica que o evento apresenta a interligação técnica que hoje existe cada vez mais entre a definição de novas cultivares e seu uso na industrialização e que, por isso, produtores, agrônomos e empresas da área das culturas de inverno devem aproveitar ao máximo a oportunidade de participar. Ainda segundo Wobeto, o terceiro dia do evento (20/8) apresenta uma programação que deverá ser especialmente interessante para estudantes de agronomia.

Inscrição - Aos participantes em geral, o responsável pela comissão organizadora lembra que, para agilizar a entrada nas palestras, o WinterShow 2006 dispensou o sistema de inscrição prévia. Mas Wobeto destaca que a programação, no Centro Cultural, começará pontualmente às 8h. O Centro Cultural também cederá seus espaços para estandes de empresas – uma atração a mais para os visitantes. Nesta área comercial do WinterShow ainda existem estandes à venda. Na FAPA, no setor destinado a estandes, já têm presença confirmada alguns nomes de referência no agronegócio, como Coodetec, Fundação Pró-Sementes, Fundação Meridional, UFRGS, Basf, OR Melhoramentos, Bayer CropScience e Syngenta. Entre a programação da manhã e da tarde, o local oficial de almoço, para os participantes, será o salão paroquial da Igreja São José Operário, na Colônia Vitória. O WinterShow é um evento apoiado pela FAPA, Sistema Faep/Senar/Sindicato Rural e OCEPAR/Sescoop.

Tradição - Além do plantio de soja e milho, a Agrária atua no campo das culturas de inverno. Na FAPA, desde seu surgimento, em 1994, uma parte dos ensaios e trabalhos de pesquisa gira em torno de culturas como trigo, cevada e aveia. Todos os anos, os associados da Cooperativa cultivam trigo, cevada e aveia branca (grão). Nesta safra de inverno, que teve plantio em junho e terá colheita em novembro, de acordo com dados do Departamento Técnico da Agrária, os cooperados estão plantando aproximadamente 46 mil hectares de trigo, cevada e aveia, com expectativa de uma produtividade média em torno de 2.800 quilos por hectare nas três culturas.

Agrária - Nos últimos três anos, a Cooperativa obteve, como médias de produção anual, 9,8 mil toneladas de aveia, 80 mil toneladas de cevada e 84,6 mil toneladas de trigo. A Agrária industrializou em seu moinho de trigo, em 2005, 120 mil toneladas, tendo seus principais clientes em indústrias de panificação, massas e biscoitos; também pertencente à Cooperativa, a maltaria Agromalte, uma das maiores do Brasil, expediu, em 2005, 136 mil toneladas de malte para cervejarias de grande e pequeno porte em diversas regiões do país. (Imprensa Agrária) (Imprensa Agrária) 

Conteúdos Relacionados