WINTERSHOW 2007: Primeiro dia destaca doenças do trigo e cenários da triticultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O primeiro dia do WinterShow 2007, evento anual que a Agrária realiza no distrito de Entre Rios (Guarapuava/PR) para destacar as culturas de inverno, registrou boa presença de público (cerca de 500 pessoas) nas palestras técnicas, ocorridas de manhã no Centro Cultural, e no Giro de Campo, que teve início às 14h, na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA). O clima ajudou a programação externa do evento. Depois de uma terça-feira marcada por chuva na região, o dia amanheceu ensolarado, com temperatura de 20ºC ao meio-dia.

Abertura - Este ano, o WinterShow foi oficialmente aberto pelo presidente da FAPA, Karl Milla, que agradeceu a presença dos cooperados da Agrária, dos produtores rurais, agrônomos e pesquisadores. Apresentando pesquisas da Universidade de Passo Fundo, o professor Carlos Alberto Forcelini abriu as palestras técnicas, chamando a atenção do público para o combate às doenças do trigo. Em seu painel, com o tema "Manejo de doenças em cereais de inverno - Enfoque em novas raças de ferrugem da folha e momento de aplicação de fungicidas", ele enfatizou que é preciso conhecer e saber utilizar os produtos que combatem os fungos comuns àquela cultura de inverno, considerando, além do momento de aplicação, o comportamento do clima.

Certificação - Ainda durante a manhã, também no Centro Cultural, a Bureau Veritas, empresa internacional que tem entre seus ramos de atuação a emissão de certificação de padrões de qualidade, realizou a entrega oficial do certificado ISO 22000 à Cooperativa Agrária. Em agosto, depois de implantar um programa para atender requisitos técnicos necessários, o Moinho de Trigo da Cooperativa se tornou a primeira indústria de seu segmento na América Latina a obter aquele patamar de segurança alimentar.  José Sanchez, gerente comercial da Bureau Veritas, entregou o certificado ao diretor presidente da Agrária, Jorge Karl. Para o dirigente da Cooperativa, o mérito foi de todos os setores da Agrária. Jorge Karl acrescentou que a Cooperativa buscará honrar o padrão agora alcançado no moinho para merecer a renovação da certificação.

Política de longo prazo - Logo após, o presidente da Abitrigo (Associação Brasileira das Indústrias do Trigo), Samuel Hosken, apresentou palestra com o tema "Estratégia e cenários da triticultura brasileira". Hosken ressaltou que o estoque mundial do cereal de inverno se encontra baixo no momento e que insumos baratos, logística e impostos mais favoráveis tornam o produto argentino mais competitivo, mas ponderou que o aumento da produtividade também pode contribuir para maior competitividade do trigo nacional. O presidente da Abitrigo defendeu que produtores, indústrias e governo, juntos, definam uma política de longo prazo para a triticultura e divulgou algumas propostas da Abitrigo para o debate sobre os novos caminhos do setor. De acordo com ele, o Brasil precisa aumentar sua produção para cerca de 65% do consumo interno, hoje em torno das 10 milhões de toneladas, para que o país possa ter uma posição mais forte na hora de negociar importações.

Horários de visitação - O WinterShow 2007 prossegue nesta quinta-feira. O Centro Cultural estará aberto a partir das 8h para visitação a estandes de empresas. Das 9h às 10h, haverá palestra com o tema "Identificação e controle de azevém resistente ao herbicida glyphosate", com Vitor Spader, um dos pesquisadores da FAPA. Das 10h às 11h, ocorrerá um intervalo e na seqüência terá outra palestra: "Exigências de qualidade da cevada cervejeira - Implicações para o produto final", com Álvaro Nogueira, mestre cervejeiro, malteiro e gerente de serviços tecnológicos do SENAI-RJ. O almoço ocorre na FAPA, a partir das 12h.

Programação - O Giro de Campo, das 14h às 18h, segue a mesma programação do primeiro dia: Adubação nitrogenada na cultura do trigo (Sandra Mara Vieira Fontoura / Pesquisadora da FAPA); Estágio ideal para aplicação de redutor de crescimento em cultivares de trigo (Juliano Luiz de Almeida / Pesquisador da FAPA); Manejo de cultivares de cevada (Noemir Antoniazzi / Pesquisador da FAPA - Euclydes Minella / Melhorista da Embrapa Trigo - Frank Nohel / Mestre cervejeiro e malteiro da Agromalte); Manejo do complexo de doenças de trigo e cevada (Heraldo Rosa Feksa / Pesquisador da FAPA) e dinâmica de máquinas (Sérgio Rodrigues / Pesquisador da FAPA). (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados