Valor 1000: Coamo é campeã no setor agricultura
A Coamo Agroindustrial Cooperativa com sede em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, e 115 Unidades localizadas em 60 Municípios nos estados do Paraná Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, recebeu esta semana em São Paulo o troféu Valor 1000, como empresa Campeã do Setor Agricultura. O evento foi prestigiado pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, lideranças empresariais de varias regiões do país e das 25 empresas destaques premiadas como as melhores em seus setores. A Coamo foi agraciada com o troféu Valor 1000, pela sexta vez na história de 10 anos da premiação conferida pelo jornal Valor Econômico. O engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário da Coamo recebeu o prêmio de Nicolino Spina, diretor-presidente do Valor, representando a diretoria, os 22.500 cooperados e os 5.100 colaboradores da cooperativa.
Ranking geral - Das empresas vencedoras, sete também são as maiores nos seus respectivos setores - Coamo, Natura, Votorantim, Vale, Petrobrás, Vivo e Grendene. Em quase todos os principais indicadores de desempenho relativo, as campeãs do Valor 1000 superam o conjunto das 1000 maiores do ranking geral. No ranking das 1000 maiores empresas do país, a Coamo está posicionada como a 61ª maior empresa do país. Entre as empresas que mais venceram o Valor 1000 nos últimos dez anos desde que foi criada a premiação em 2001 estão o Hospital Albert Einsten, premiado oito vezes; WEG Equipamentos e Souza Cruz, sete; Coamo e Natura, seis vezes; Cielo (Ex-Visanet), Petrobras e Semp Toshiba, cinco vezes.
Simplicidade e rigor - Em matéria publicada no Valor 1000, a reportagem do Anuário destaca que ao longo dos 40 anos a Coamo não teve nada de planos mirabolantes nem teorias extravagantes. A administração da Coamo Agroindustrial Cooperativa segue a cartilha do profissionalismo e da boa e velha dedicação - uma receita que funciona bem desde a fundação, em novembro de 1970. No cargo de diretor-presidente da cooperativa, a maior do ramo agrícola da América Latina e terceira empresa do Paraná no ranking do Valor 1000, está o engenheiro agrônomo Jose Aroldo Gallassini, um dos fundadores. Sediada em Campo Mourão, a Coamo segue de forma rígida a diretriz de não especular no mercado.
Preparo da equipe - Desde o inicio, a cooperativa procurou capitalizar-se para não depender de empréstimos externos. Por isso, habituou-se a fazer as melhores negociações, sem ficar presa a juros de mercado. A Coamo só vende os montantes fixados pelos agricultores cooperados e, nos casos em que e necessária a venda futura, usa a cobertura da bolsa de Chicago. A Coamo utiliza modernas técnicas de administração, dispõe de pessoal treinado e capacitado que conhece tudo o que vai pelos mercados internacionais. Um dos aspectos de maior cuidado na gestão de pessoal, é o da formação de gente para o futuro. Para Gallassini, a Coamo não pode ficar a mercê do mercado e precisa sempre contar com pessoal preparado para assumir todo e qualquer posto. "Ficamos orgulhossos em ver o reconhecimento da sociedade empresarial ao desempenho da Coamo que em 2010, comemora 40 anos de fundação, sempre ao lado dos seus milhares de cooperados", afirma Gallassini. (Assessoria de Imprensa Coamo)