Valor 1000: Coamo é campeã no setor agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coamo Agroindustrial Cooperativa com sede em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, e 115 Unidades localizadas em 60 Municípios nos estados do Paraná Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, recebeu esta semana em São Paulo o troféu Valor 1000, como empresa Campeã do Setor Agricultura. O evento foi prestigiado pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, lideranças empresariais de varias regiões do país e das 25 empresas destaques premiadas como as melhores em seus setores. A Coamo foi agraciada com o troféu Valor 1000, pela sexta vez na história de 10 anos da premiação conferida pelo jornal Valor Econômico. O engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário da Coamo recebeu o prêmio de Nicolino Spina, diretor-presidente do Valor, representando a diretoria, os 22.500 cooperados e os 5.100 colaboradores da cooperativa.

Ranking geral  - Das empresas vencedoras, sete também são as maiores nos seus respectivos setores - Coamo, Natura, Votorantim, Vale, Petrobrás, Vivo e Grendene. Em quase todos os principais indicadores de desempenho relativo, as campeãs do Valor 1000 superam o conjunto das 1000 maiores do ranking geral. No ranking das 1000 maiores empresas do país, a Coamo está posicionada como a 61ª maior empresa do país. Entre as empresas que mais venceram o Valor 1000 nos últimos dez anos desde que foi criada a premiação em 2001 estão o Hospital Albert Einsten,  premiado oito vezes; WEG Equipamentos e Souza Cruz, sete; Coamo e Natura, seis vezes; Cielo (Ex-Visanet), Petrobras e Semp Toshiba, cinco vezes.

 

Simplicidade e rigor - Em matéria publicada no Valor 1000, a reportagem do Anuário destaca que ao longo dos 40 anos a Coamo não teve nada de planos mirabolantes nem teorias extravagantes. A administração da Coamo Agroindustrial Cooperativa segue a cartilha do profissionalismo e da boa e velha dedicação  - uma receita que funciona bem desde a fundação, em novembro de 1970. No cargo de diretor-presidente da cooperativa, a maior do ramo agrícola da América Latina e terceira empresa do Paraná  no ranking do Valor 1000, está o engenheiro agrônomo Jose Aroldo Gallassini, um dos fundadores. Sediada em Campo Mourão, a Coamo segue de forma rígida a diretriz de não especular no mercado.

 

Preparo da equipe - Desde o inicio, a cooperativa procurou capitalizar-se para não depender de empréstimos externos. Por isso, habituou-se a fazer as melhores negociações, sem ficar presa a juros de mercado. A Coamo só vende os montantes fixados pelos agricultores cooperados e, nos casos em que e necessária a venda futura, usa a cobertura da bolsa de Chicago. A Coamo utiliza modernas técnicas de administração, dispõe de pessoal treinado e capacitado que conhece tudo o que vai pelos mercados internacionais. Um dos aspectos de maior cuidado na gestão de pessoal, é o da formação de gente para o futuro. Para Gallassini, a Coamo não pode ficar a mercê do mercado e precisa sempre contar com  pessoal preparado para assumir todo e qualquer posto. "Ficamos orgulhossos em ver o reconhecimento da sociedade empresarial ao desempenho da Coamo que em 2010, comemora 40 anos de fundação, sempre ao lado dos seus milhares de cooperados", afirma Gallassini. (Assessoria de Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados