UNIODONTO CURITIBA: Projeto trabalha na formação de atletas e cidadãos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Por acreditar no trabalho de desenvolvimento de atletas e cidadãos para o mundo, há cerca de um ano e meio a Uniodonto Curitiba firmou parceria de patrocínio com a Associação de Vôlei do Paraná. A AVP/Uniodonto é hoje considerada um polo do voleibol em Curitiba. Seus atletas vêm das escolas da rede pública de educação do estado.

Trabalho voluntário - Professores de educação física da rede realizam um trabalho voluntário que gera oportunidades aos jovens atletas. Conforme explica o técnico Ronei Cucio, os garotos que treinam no ginásio da Secretaria do Esporte do Paraná, no bairro Capão da Imbuia, são de diversas regiões da capital e muitos de outros municípios da Grande Curitiba.

Localidades - A AVP/Uniodonto conta hoje com atletas de Campo Largo, Almirante Tamandaré, Pinhais, e Campina Grande do Sul, entre outras localidades. “Hoje em Curitiba o voleibol masculino só é praticado na AVP e no Círculo Militar. O projeto da AVP participa de eventos da Federação ligados à Liga de Voleibol do Paraná. Os meninos rodam o estado para jogar vôlei, e enfrentam times de grandes centros”, explica Ronei.

Formação - O técnico, que treina as equipes Sub-15, Sub-16 e Sub-17, destaca que o principal resultado que se busca é a formação dos jovens como seres humanos. “Formamos atletas, mas são poucos os que viram profissionais”, diz o treinador, acreditando que esse número possa, gradativamente, aumentar ao longo dos anos.

Disciplina - Cucio afirma que na AVP a disciplina é um critério básico para se trabalhar. “Tem que ter uma postura disciplinar, tomar a decisão certa, como deve ser”, diz, e enfatiza a importância da parceria com a Uniodonto Curitiba. “A Uniodonto não é só a divulgação, tem a filosofia de trabalhar a questão da saúde aos meninos. São 24 atletas que têm o plano odontológico da cooperativa. A AVP e a Uniodonto são duas instituições que visam à promoção social desses atletas”, diz.

Apoio - Muitos dos jovens da AVP/Uniodonto enfrentam dificuldades no ambiente familiar e, dentro do projeto, recebem todo o apoio necessário. O atleta Andrey Ranmerson está desde o início deste ano com o grupo. “É interessante, está me ajudando como atleta e como pessoa. Aprendo a organizar a vida e a conciliar o treino e as outras atividades”, destaca o jovem de 15 anos, estudante do ensino médio.

Sonho - O sonho do atleta, que atua como central, é um dia disputar a Superliga e, quem sabe, até vestir a camisa da Seleção. Sonho compartilhado com outros atletas, como Gyan Gomes da Silva, 16 anos, que sai de Campinha Grande do Sul e percorre vários quilômetros para treinar. A maratona já se dá há mais de um ano. “É válido não só pelo esporte. Aprendi também a lidar com certos momentos da vida, manter a consciência tranquila”, explica.

Universidade - O atleta Nicolas Fuchs, de 18 anos, já está na universidade de Administração. Ele segue no projeto da AVP/Uniodonto porque tem grandes objetivos na vida. “Sempre tive uma ideia de estar no vôlei profissional ou conseguir uma bolsa universitária no exterior. Participei de peneiras em vários estados e isso abriu minha visão”, diz Nicolas. “Além de conseguir o diploma acadêmico, poderei praticar o inglês e o voleibol”, completa.

Treinadora - A treinadora Rosana Roberta da Silva também integra a equipe. “A primeira grande importância do projeto e do apoio da Uniodonto é fazer com que os jovens tenham a prática esportiva e não fiquem ociosos. Outra questão é dos valores humanos. Tem o compromisso que surge com a equipe e outras responsabilidades”, diz ela.

Etapa fundamental - Rosana trabalha em uma etapa fundamental da formação dos atletas. “Treino as equipes Sub-12, Sub-13 e Sub-14. O trabalho de base é essencial para a continuidade da formação do atleta”, destaca. Ela diz ainda que muitos pontos podem ser trabalhados e que o resultado aparece a longo prazo. “Muitos conseguem bolsas, entram em universidades por meio do esporte. O trabalho é grandioso e valioso. Aquele que não virar atleta se tornará um grande cidadão. Tem que ter muita disciplina e responsabilidade”, completa a treinadora. (Imprensa Uniodonto Curitiba)

{gallery}noticias/2012/outubro/31/uniodonto_curitiba/{/gallery}

Conteúdos Relacionados