UNIMED PARANÁ: O futuro é agora; inovação na saúde transforma o setor para gestores e pacientes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As discussões que têm a saúde como tema central nunca foram tão presentes como no último ano, em razão da pandemia de Covid-19. Com a crise sanitária, houve a transformação da rotina de toda a sociedade e, consequentemente, o aumento da preocupação com a saúde de forma geral, desde a rotina do paciente dentro de um hospital, até a tecnologia por trás de tratamentos e inovações voltadas ao setor.

E-saúde - Há sete anos, a Unimed Paraná, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), promove um rico debate sobre as tecnologias aplicadas à saúde e as tendências que transformam, continuamente, a área. O Encontro de tecnologia aplicada à gestão em saúde, o E-saúde, chegou à sétima edição nos dias 10 e 11 de junho, por meio de quatro painéis e duas salas temáticas promovidas virtualmente, e abertos a todos os interessados.

Ambiente - O presidente da Unimed Paraná, Paulo Faria, lembrou a importância da construção de um ambiente destinado às discussões acerca da saúde, como o criado por meio da parceria empresa-academia. “O objetivo inicial era criar um espaço no qual nossos parceiros pudessem discutir temas de interesse comum. O que tem proporcionado a médicos, acadêmicos e profissionais de saúde um local específico para discutir a aplicação de novas tecnologias na área”, celebra.

Inovar - Além disso, conforme Faria, é necessário destacar que inovar vai além de criar novas tecnologias. “Inovar, apesar de tão em voga nos dias atuais, não é fácil e não significa necessariamente novas tecnologias. Significa, antes de tudo, um novo olhar sobre velhos e novos problemas de forma a buscarmos soluções sustentáveis”, completa.

Programação reúne mais de dez palestras- Neste ano, o encontro teve como objetivo fomentar a discussão sobre perspectivas de segurança e privacidade de dados na área da saúde; análise de dados na saúde; projetos e aplicações de tecnologias voltadas à área da saúde e perspectivas futuras; e sustentabilidade do negócio saúde e onde a tecnologia pode apoiar nesses desafios. Durante a manhã do primeiro dia de evento, foram realizados dois painéis diferentes, com as temáticas “Perspectivas de Segurança e Privacidade de Dados na área da Saúde” e “Análise de dados (Analytics) na Saúde”.

Primeiro painel - O primeiro painel, moderado por Fernando Carbonieri, da Academia Médica do Paraná, trouxe as palestras Experiência Americana – Interoperabilidade, com Umberto Tachinardi, da Regenstrief Institute/Indiana University School of Medicine; Experiência Europeia, com Luis Francisco Guevara, da Alhambra IT; e Perspectiva Brasil, com Luis Gustavo Kiatake, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Ao fim das palestras, os três painelistas participaram de um debate sobre o assunto e responderam às perguntas da plateia virtual.

Segundo painel - Em seguida, foi dado início ao segundo painel do dia, moderado pela professora doutora do programa de Tecnologia em Saúde da PUCPR, Claudia Moro, com a palestra Exposome, ministrada por Ricardo Bellazzi, da Universidade de Pavia (Itália); seguida pela palestra BI em Saúde – Dados do Mundo real, com André Fabre Ballalai, da IQVIA; e encerrando com a apresentação sobre Data Science, realiza por Andrea Suman, do Hospital Israelita Albert Eisten.

Tecnologias e sustentabilidade - Já o segundo dia do evento trouxe mais dois painéis, intitulados “Projetos e Aplicações de Tecnologias voltadas a área da Saúde e perspectivas futuras” e “Sustentabilidade do negócio Saúde e onde a tecnologia em saúde pode apoiar nesses desafios”.

Terceiro painel - O terceiro painel do E-saúde contou com a moderação do especialista do Núcleo de Inteligência em Saúde (NIIS), da Unimed Paraná, Marcelo Dallagassa. Integraram o painel as palestras O futuro da área da saúde: tendência, tecnologias e inovação, com Bruno Pina, do Distrito; Inovação em Saúde e perspectivas futuras, com Michael Kapps, da Vitalk; e, por fim, Laura e os resultados da inovação na saúde, ministrada por Jacson Fressato, do Instituto Laura.

Quarto painel - Já o último painel promovido pelo evento virtual, moderado por Vivian Escorsin, do Sebrae-PR, teve início com a palestra Pontos Chaves para Implantação da Gestão Baseada em Valor - experiência e desafios observados na Seguros Unimed, feita por Rafael Marques Ielpo, da Seguros Unimed; seguida pela palestra A experiência da Sta. Casa de Misericórdia de Porto Alegre no processo de inovação, com Wagner Dorneles da Silva, do Centro de Inovação – Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; encerrando com o case de inovação do Hospital Pequeno Príncipe, apresentado por Guilherme Rosso, do Complexo Pequeno Príncipe.

Salas temáticas - No período da tarde, os participantes puderam participar de duas salas temáticas, que abordaram os temas “Tecnologias Aplicadas a Gestão Baseada em Valor” e “Grupo Analytics”.

Confira as palestras - Se você não pode acompanhar o e-saúde em tempo real, pode conferir todas as palestras realizadas por meio do site https://maratona.crdlive.com.br/home/.

O evento - O evento, promovido pela Unimed Paraná em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), contou com o apoio da UTFPR, Femipa, Distrito Spark CWB, Sebrae, Sociedade Brasileira de Informação em Saúde (SBIS), Academia Médica e Instituto Laura. (Imprensa Unimed Paraná)

Conteúdos Relacionados