UNIMED COSTA OESTE I: Ações em saúde celebram o Outubro Rosa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O mês de outubro está mais “rosa” na Unimed Costa Oeste. A campanha de conscientização e orientação sobre o câncer de mama está mobilizando profissionais do Programa Saúde Corporativa durante todo o período em que se celebra o Outubro Rosa. A equipe cumpre uma agenda em empresas de Toledo (PR) e região para alertar os colaboradores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção e rastreamento da doença, além de incentivar as mulheres a adotarem hábitos de vida mais saudáveis.

Primeira ação - A primeira ação aconteceu em casa, na sede da Unimed Costa Oeste. Durante o dia 7 de outubro, as colaboradoras da cooperativa e as mulheres da comunidade que passaram pela estrutura montada no estacionamento externo, receberam orientações de enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e médico sobre o câncer de mama, a saúde mental.

Um toque que salva vidas - O atendimento contemplou também a experiência de tocar em um protótipo de mama feminino dividido em quatro partes sendo: parte A simulando a textura de um seio sem alterações, a parte B com pequenos grãos, a parte C com um nódulo (caroço) que se movimenta e a parte D com um nódulo fixo e duro. Além disso, demonstrou as possíveis alterações que podem ocorrer no mamilo como secreção, coceira ou descamação.

Alerta - Segundo a responsável pelo Programa, a enfermeira Julia Bonassina Mendes, muitas mulheres nunca sentiram um nódulo e esse modelo didático de exame clínico da mama reforçou o alerta para qualquer alteração no seio. “Em todos os casos apresentados neste protótipo, exceto o sem alteração, a orientação é que a mulher procure um serviço de saúde imediatamente para fazer os exames de rastreio”, sinalizou.

Autoexame - Ela reforçou que o autoexame é uma importante forma de detectar precocemente o câncer de mama, o que aumenta as chances de cura. No caso das mulheres com predisposição ao câncer, com algum caso na família, ou a própria mulher já ter passado por uma situação de câncer, precisam redobrar a atenção. “O autoexame das mamas deve ser feito sete dias após o fim da menstruação, ou, para quem não menstrua ou está no climatério (menopausa), todos os meses. Sugerimos que a mulher escolha um dia do mês para não esquecer de fazer o autoexame”, indicou a profissional.

Informação à disposição - Uma cartilha virtual com informações e orientações complementam a ação em celebração ao Outubro Rosa. Nela constam os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, o que é possível ser feito para reduzir as chances de desenvolvimento da doença, quais são os sinais e sintomas, como fazer o autoexame das mamas e o que fazer em caso de um sinal de nódulo. (Imprensa Unimed Costa Oeste)

 

Conteúdos Relacionados