Unimed Costa Oeste: 40 anos de cuidado e dedicação à saúde da região
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Há quatro décadas, no Oeste do Paraná, nascia um sonho. Um sonho de cuidar das pessoas de forma integral, humana e digna, de promover e fortalecer a profissão médica e de construir o futuro da saúde na região. Um projeto idealizado e executado por um grupo de médicos visionários, que acreditava que o cuidado com as pessoas precisava ir além: era necessário um sistema que valorizasse o ser humano e a profissão médica em todas as suas dimensões. Assim, em 14 de novembro de 1984, nascia a Unimed Toledo, hoje, Unimed Costa Oeste.
“Os senhores foram convidados para a festa de inauguração da Unimed Toledo. Creio que muitos dos presentes não conhecem o que seja uma Unimed”, disse o primeiro diretor-presidente da cooperativa, Tomaz Yoshida (in memoriam) durante o evento de inauguração. “A Unimed não é intermediária, ela é mandatária. A Unimed não é convênio, é oportunidade de trabalho digno ao médico. A Unimed é uma cooperativa de trabalho médico”, sintetizou o fundador.
A primeira diretoria tomou posse em março de 1985, composta por Tomas Yoshida (diretor-presidente), Avelino Campagnolo (diretor vice-presidente) e Joaquim Iwasaki (diretor-superintendente).
Espírito pioneiro e cooperativo
Nos primeiros anos tudo era novidade e o cenário era incerto. Desbravar o universo do cooperativismo de classe e dos planos de saúde foi mais um desafio para o grupo de médicos pioneiros. Com uma pequena sala alugada, uma colaboradora e um vendedor, a estrutura dava suporte à diretoria executiva. Após conquistar a documentação necessária, iniciava-se a busca por usuários do plano, mas antes, era necessário explicar o que era um plano de saúde e o que era uma cooperativa de médicos.
Adilson Cleto Bier, fundador e diretor-presidente entre 1993 e 1996, recorda como o espírito cooperativo dos médicos fundadores superou as limitações estruturais e financeiras. “Não tínhamos recursos para nada. Quando íamos difundir a cooperativa em outras cidades, fazíamos por conta própria. Mas, conseguimos nos organizar e celebrar cada conquista, como foi quando compramos o terreno onde é hoje a nossa sede. Um grande marco que solidificou a cooperativa”, descreve.
De Toledo para Costa Oeste
A Unimed rapidamente se tornou essencial para a cidade e a necessidade de expandir as operações foi inevitável. No entanto, havia uma limitação de abrangência, pois nas cidades ao redor também havia outras Unimeds. Então, a Unimed Federação do Estado do Paraná sugeriu a regionalização, unificando as Unimeds de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Guaíra e Assis Chateaubriand. Nascia assim, a Unimed Costa Oeste. “Foi um momento marcante, pois foi a primeira incorporação de cooperativas no Brasil”, recorda Joaquim Iwasaki, diretor-presidente entre os anos entre 1997 e 2000.
Essa expansão representou um importante avanço para a cooperativa, que consolidou sua posição como referência em saúde. “Administramos da melhor maneira possível. As pessoas confiavam no plano e entravam na cooperativa com segurança”, destaca o fundador.
Crescimento e expansão
Com investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e capacitação dos cooperados, a Unimed fortaleceu sua presença, definiu um novo padrão de atendimento e impactou a qualidade de vida da população regional. Manoel Joaquim de Oliveira, atual diretor vice-presidente e diretor-presidente entre 2001 e 2012, lembra da primeira experiência de verticalização dos serviços da cooperativa. O ano era 1994 e os atendimentos em fisioterapia causavam muitas reclamações. Foi então que a Unimed assumiu a Fisiomed e reverteu o cenário, deixando um legado de excelência no atendimento aos beneficiários. “Sinto muito orgulho de participar desde o início dessa trajetória e contar com tantas pessoas competentes ao nosso lado. A Unimed nos ensinou muito, tanto nos negócios, quanto no cuidado com as pessoas”, afirma.
Um sonho realizado
O que parecia algo intangível em 1996, quando, em uma reunião, Oliveira mencionou seu sonho da Unimed de ter um hospital de alta complexidade em Toledo, tornou-se realidade em 2018. Não da forma planejada, mas guiada pelo princípio cooperativista de gerar trabalho e renda aos cooperados e de oferecer atendimento de qualidade aos beneficiários, a Unimed Costa Oeste arrendou o HCO em dezembro daquele ano. O hospital, que estava prestes a fechar devido a problemas financeiros e operacionais, foi transformado.
O atual diretor-presidente, Hiroshi Nishitani, que na época já ocupava essa posição, lembra desse marco. “Quando começamos a planejar a verticalização, fizemos um estudo, um plano e estávamos acumulando capital para dar esse passo. Mas tudo mudou quando nos deparamos com essa situação”, relembra sobre o início do Hospital Geral Unimed (HGU) de Toledo.
Adequações estruturais, reorganização financeira e mudança de cultura dos colaboradores foram os grandes desafios desse projeto. Atualmente, a estrutura possui modernos equipamentos, espaços reformados, equipe qualificada para oferecer em um ambiente seguro e confortável a melhor recuperação dos pacientes. A abertura do plantão clínico e pediátrico e a modernização da UTI foram fundamentais no enfrentamento da pandemia da Covid-19. "Muito mais difícil do que iniciar um hospital do zero foi corrigir os problemas estruturais e mudar a cultura. Hoje, o HGU é uma realidade e é, sem dúvida, nosso maior feito”, afirma Nishitani.
Novos marcos
O aprendizado adquirido com a unidade hospitalar de Toledo foi fundamental para outro grande marco: o Hospital Geral Unimed de Marechal Cândido Rondon. A inauguração da unidade representou um passo importante no fortalecimento do sistema de saúde regional e reafirmou o compromisso da cooperativa com a excelência no atendimento em saúde da população.
No discurso de inauguração, em abril de 2024, Nishitani destacou que o hospital é um símbolo vivo do compromisso inabalável da cooperativa com a saúde, bem-estar e qualidade de vida da comunidade. “Celebramos o nascimento de mais um ‘filho’ para nossa cooperativa. Não procurávamos apenas construir um hospital, mas sim estabelecer um marco em saúde, cuidado e atendimento humanizado, onde os habitantes de Marechal Cândido Rondon e toda a região possam se sentir amparados, acolhidos e recebam o melhor que temos a oferecer em nosso conceito de cuidar”, frisou.
Futuro próspero
Em 14 de novembro de 2024, a Unimed Costa Oeste celebrou não apenas quatro décadas de uma história bem-sucedida, mas também um futuro próspero. Joaquim, ao refletir sobre a data, destaca: "Nesses 40 anos, muitas coisas aconteceram: o início, a sedimentação e agora a fase de inovação. Fico muito feliz, como se fosse uma realização de vida por ter sido um dos pioneiros".
Para Bier, esse é o momento de agradecer a todos que escreveram essa história e desejar sucesso aos que seguirão nela. “A cooperativa pertence aos cooperados e à nossa comunidade”, enalteceu.
O diretor superintendente Christian Floriano e Silva, reforçou o diferencial cooperativista da Unimed e o seu papel em fazer parte da comunidade. “Nossos princípios justificam o nosso interesse em que tudo ande bem, que possamos trocar experiências, crescer junto da nossa sociedade e oferecer o melhor atendimento em
Oliveira reforça a importância da Unimed para a classe médica. “Enquanto médico, ressalto que a Unimed é a única que nos dá segurança e oportunidades de trabalho e crescimento. Isso também reflete nos parceiros e colaboradores, com os quais honramos todos os nossos compromissos em dia”.
Marca e propósito fortes
O diretor-presidente, Hiroshi Nishitani, valoriza a força da marca Unimed como um porto seguro para os médicos, oferecendo estabilidade e oportunidades. Ele expressa, também, a força do cooperativismo e a sua missão na sociedade. “Com o engajamento de todos, cooperados, colaboradores e comunidade, podemos evoluir ainda mais e avançar na qualidade e na complexidade dos serviços em saúde oferecidos à população”, anseia.
A história da Unimed Costa Oeste é uma trajetória de superação, de crescimento e de uma busca incessante por cuidar das pessoas com excelência e humanidade. E, para os próximos 40 anos, o compromisso permanece: continuar transformando a saúde da região com o mesmo espírito que guiou os fundadores. Porque cuidar, afinal, está no DNA dessa cooperativa. (Assessoria de Imprensa Unimed Costa Oeste)