TRIGO: OS RESULTADOS DA REUNIÃO CENTRO-SUL NA COODETEC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Na semana passada, dias 25, 26 e 27 último, aconteceu em Cascavel, na sede da Cooperativa Central Agropecuária de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico Ltda (Coodetec), a reunião da Comissão Centro-Sul Brasileira de Pesquisa do Trigo, que contou com a presença de pesquisadores de diferentes instituições que atuam em todas as regiões triticales do país. Durante os três dias foram abordadas a situação da cultura no Conesul, as dificuldades e demandas do ponto de vista de produção, assim como a política de comercialização e mercado para a cultura do trigo, entre outros. Também foram apresentados os últimos resultados da pesquisa com trigo e definições para o uso de novas tecnologias e direcionamentos quanto à pesquisa, extensão e regulamentação da cultura para a safra 2002. Atualmente, o Brasil utiliza 10,5 milhões de toneladas de trigo para atender a demanda interna. No entanto, o Brasil ainda produz muito pouco do trigo que consome. Na última safra, a produção brasileira foi de apenas 2,9 milhões de toneladas em 1,5 milhão de hectares.

Homenagens - Na avaliação do diretor executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro, o principal resultado do evento é a integração de todos os setores em torno de um mesmo objetivo. "Tivemos aqui técnicos e especialistas dos diversos segmentos da cadeia trigo e todos falaram a mesma língua. Quem ganha com isto é a triticultura brasileira", destaca. Na solenidade de abertura do seminário, foram feitas algumas homenagens em comemoração aos 30 anos do Centro de Pesquisa. Entre as personalidades estavam Eloy Gomes, ex-coordenador do Ctrin do Banco do Brasil e o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski que devido a compromissos com o governador Jaime Lerner, foi representado na ocasião por Alfredo Langh, presidente da Coopervale e vice-presidente da Ocepar.

Cultivares - Durante o evento foram apresentadas diferentes tecnologias para a cultura do trigo com o objetivo de aumentar a produtividade de grãos produzidos. As novas cultivares de trigo indicadas para cultivo nas Regiões 6 e 7, que correspondem ao Norte e Oeste do Paraná, foram: CD 107 (Coodetec), BRS 209 e BRS 210 (Embrapa) e IPR 87 (Iapar). Segundo Francisco de Assis Franco, Melhorista Programa Trigo Coodetec e Presidente da Comissão Centro-Sul Brasileira da Pesquisa do Trigo para 2002, "estas novas cultivares têm características importantes para o mercado de trigo no que se refere ao aumento da produtividade. As cultivares IPR 84 e Avante foram indicadas como extensão de recomendação para a Região 6 e as cultivares BRS 177 e BRS 193 foram estendidas para cultivo na Região 7. Desta forma a pesquisa aumentou o número de cultivares, possibilitando mais opções aos produtores na escolha de cultivares com maior resposta em rendimento de grãos para a sua propriedade. Durante o evento foram discutidas novas estratégias para apresentação e divulgação das novas tecnologias para propiciar maior estabilidade e produtividade com a triticultura", lembra ele.

Agroquímicos - As empresas de produtos agroquímicos apresentaram novos produtos para utilização na cultura do trigo. Os trabalhos referentes à eficiência agronômica de fungicidas para o controle de ferrugem da folha, manchas foliares, controle de oídio e doenças de espigas vão dar mais segurança para a assistência técnica e produtores durante o manejo cultural para obter melhor controle de doenças. A inclusão nas recomendações do herbicida "ZAPP Oi" e do fungicida "OPERA" para o controle de ferrugem da folha, mancha da folha e oídio foram às novidades das empresas.

Conteúdos Relacionados