SUSTENTABILIDADE: Seminário reúne cooperativas e discute oportunidades no mercado de carbono

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Debater como o mercado de carbono pode oportunizar ao cooperativismo o desenvolvimento de projetos sustentáveis com benefícios às cooperativas e seus cooperados. Esse foi o objetivo do 2º Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo, realizado de forma virtual na tarde de terça-feira (13/09). O evento reuniu cerca de 90 profissionais e dirigentes de 30 cooperativas, dos ramos agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura e transporte, além de representantes de instituições governamentais. O seminário teve como tema o carbono, discutindo a agenda nacional e internacional e as exigências necessárias para que as empresas aproveitem as oportunidades deste mercado em crescimento.

ESG - Ao fazer a abertura do evento, o superintendente do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Leonardo Boesche, lembrou que o mercado de carbono está associado aos temas socioambientais e econômicos, dois alicerces do PRC200, o planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná. “A questão do carbono está vinculada também ao conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança), para o qual o nosso objetivo é prover o sistema cooperativista de uma estrutura de certificação”, disse. “O Projeto 14 do PRC200 – Certificação de Cooperativas: ESG + Econômico - tem esse foco, para que tenhamos métricas e indicadores comparativos que demonstrem o trabalho que o cooperativismo realiza neste tema”, explicou.

Protagonismo - O coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marco Olívio Morato de Oliveira, reafirmou o objetivo do setor em avançar nas discussões sobre as oportunidades no mercado de carbono. “O propósito do Sistema é atuar para que o cooperativismo seja protagonista e obtenha reconhecimento pelo trabalho que realiza dentro dos conceitos de ESG. O desafio é padronizar esse entendimento e fazer isso com ganho de produtividade às cooperativas”, afirmou.

Palestras - A programação do seminário seguiu com as palestras “Mudanças climáticas e mercado de carbono”, com Paulo Augusto Zanardi, da GSS Carbono e Bioinovação;Agenda ESG e as oportunidades do mercado de carbono para o cooperativismo”, com o consultor Alessandro Zabotto;apresentação do Case “Carbono negativo da cafeicultura brasileira”, com Silvia Pizzol, da Cecafé. No segundo bloco de discussões, os participantes acompanharam as palestras Ações Climáticas da Ambev: Projeto objetivando zerar emissões líquidas da cadeia de valor”, com Gabriel Sans, da Ambev;eMercado de Carbono Internacional: Modelo Norte Americano”, com Renato Rodrigues, da Regrow Ag. O próximo seminário de sustentabilidade vai acontecer no mês de outubro. 

Conteúdos Relacionados