SOJA: Plantio deve bater recorde na Argentina, prevê governo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A área plantada com soja na Argentina deve alcançar a marca recorde de 19,36 milhões de hectares na temporada 2012/13, um aumento de 3,69% em relação à safra passada, quando foram cultivados 18,67 milhões de hectares. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (15/11) pelo Ministério da Agricultura da Argentina. A primeira estimativa oficial para a safra 2012/13 está em linha com a dos agentes privados. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires, por exemplo, espera um cultivo de 19,7 milhões de hectares.

Terceiro maior produtor - A Argentina é o terceiro maior produtor mundial da commodity, atrás de Brasil e Estados Unidos, e é o maior exportador de seus derivados (farelo e óleo).

Preços - Os preços do milho e da soja dispararam neste ano em consequência da seca que mitigou a produção dos Estados Unidos. Apesar do atraso inicial no plantio, os fazendeiros argentinos estão a caminho de colher safras recordes tanto de soja quanto de milho, estimulados pelas condições do mercado e pelo clima chuvoso.

Projeção - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projeta para a Argentina uma colheita de 55 milhões de toneladas de soja, um aumento de 4,36% sobre a colheita anterior, de 52,7 milhões de toneladas — o recorde atual.

Área cultivada - Até o momento, apenas 22% dos campos destinados à soja foram cultivados, segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O grande volume de chuvas atribuído ao fenômeno El Niño nos dois últimos meses inundou muitas áreas agrícolas, retardando os trabalhos de plantio, mas as condições melhoraram recentemente.

Chuva - O tempo chuvoso também atrasou o plantio de milho na Argentina, segundo maior exportador mundial do grão. Até o momento, cerca de 45% ou 3,4 milhões de hectares já foram cultivados, 17 pontos percentuais a menos do que em igual período do ano passado. Os trabalhos estão parados em várias regiões, mas a expectativa é de que a situação se normalize nas próximas semanas.

Safra recorde - Inicialmente, as projeções apontavam para uma colheita de milho da ordem de 28 milhões de toneladas, mas os produtores agora preveem uma produção de 26 milhões a 27 milhões de toneladas, por causa dos problemas enfrentados no início do plantio. Ainda assim, trata-se de uma safra recorde, superando as 24 milhões de toneladas registradas na safra 2010/11. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados