Fórum de Secretariado Executivo reúne cerca de 70 profissionais em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O evento “Secretariado: a arte de conectar, organizar e transformar” teve início, na manhã desta sexta-feira (26/09), em Curitiba, com uma apresentação sobre indicadores referentes ao cooperativismo paranaense, realizada pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski.
Ele destacou em sua fala o projeto 12, do Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC300), referente ao Perfil dos Profissionais do Futuro, desenvolvido com apoio dos Observatórios da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). “O perfil do secretariado seguramente estará neste mapeamento, que irá apontar como serão as competências do futuro de profissões estratégicas para a sustentabilidade das cooperativas.”
O mestre em Administração Estratégica e psicólogo, Amir El-Kouba, mobilizou os participantes com uma dinâmica de integração. Frente a frente, as secretárias foram convidadas a conversar espontaneamente e perceber as diferenças entre as trocas e interações, levando à reflexão sobre a importância de seu papel nas cooperativas, como agentes que conectam situações. El-Kouba fez uma ressalva: “Há trocas em situações mais densas, com gerenciamento de conflitos. Precisamos pensar no quanto de desgaste de energia algumas situações nos colocam. Em autoconhecimento, precisamos identificar nossos ‘ralos’ de energia, onde a energia do outro impacta em mim e como crio espaços internos para lidar com esses possíveis desafios”.
Rawana Vieira, analista executiva da Romagnole, e Myllena Santos, secretária executiva do Sistema OCB compartilharam suas experiências em sua trajetória no secretariado no painel “Inovação em ação – Competências essenciais para secretárias executivas na nova era”. “A gente precisa se adaptar a tudo. Precisamos de aprendizagem contínua, temos nossas plataformas de OCB disponíveis a todas vocês. Precisamos ser proativas e nos mantermos em permanente desenvolvimento, para não nos tornarmos obsoletas”, disse Myllena.
Rawana trouxe como ferramenta de apoio em seu dia a dia a inteligência artificial para apoiá-la na escolha de caminhos a adotar em análises de dados. “Eu uso a inteligência artificial para me apoiar em formas de análise de indicadores. Sempre com o cuidado de omitir informações sigilosas da empresa, entendo que a IA é um grande apoio. Mas a análise crítica e a definição de como essas informações serão utilizados são premissas da secretária. A combinação de cenários e caminhos a serem seguidos é da pessoa que está à frente do processo.”
Cerca de 70 pessoas participam do encontro, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, com uma programação que segue até o fim da tarde, no Centro de Eventos Universe Life Square, na capital do Estado.