SICREDI UNIÃO PR/SP: Lançada oficialmente a grande campanha União Solidária, com objetivo de dobrar recursos de 2020

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Numa cerimônia híbrida, com transmissão on-line e presença de poucos convidados no Espaço CoopConecta, em Londrina (PR), os Institutos CoopConecta Sicredi União PR/SP e Cocamar e o Lions Distrito LD 6 lançaram a quarta edição da campanha União Solidária na região Norte do Paraná na manhã de terça-feira (20/07). A cerimônia foi aberta com uma apresentação ao violino do músico Roney Marcsaki.

União - A campanha consiste numa grande união entre realizadores, apoiadores e sociedade civil em prol de dezenas de entidades sociais que cadastram e buscam recursos para tirar do papel os seus projetos sociais.

Crescimento - Criada em 2018, a União Solidária só vem crescendo ano a ano. “Este ano, nosso grande desafio será dobrar a arrecadação em prol das entidades”, comentou o presidente do Instituto CoopConecta Sicredi União PR/SP e também presidente da cooperativa, Wellington Ferreira, na solenidade de lançamento.

Impacto - Em 2018, a campanha impactou 550 mil vidas em 31 cidades, envolvendo 150 entidades; em 2019, foram 690 mil vidas impactadas, atendidas por 437 entidades de 113 cidades; e no ano passado, 692 mil pessoas atendidas por 466 entidades também em 113 cidades. As arrecadações foram de R$ 1,3 milhão no primeiro ano; R$ 3,5 milhões em 2019; e cerca de R$ 4,1 milhões ano passado.

Propósitos - Para Ferreira, o União Solidária vem ao encontro dos propósitos do cooperativismo, que é atuar para transformar vidas, impulsionar o desenvolvimento humano e das localidades onde as cooperativas estão presentes. “Começamos pequenos e hoje a campanha está gigante. Queremos, por meio do cooperativismo e da cooperação, transformar essa ação em recursos financeiros para serem revertidos às entidades que irão participar da campanha e com cada um fazendo a sua parte vamos alcançar nosso objetivo, que é dobrar o valor arrecadado na campanha passada”, disse.

Potencial - Também o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, destacou a importância da união e da cooperação para provocar mudanças importantes no mundo. Ele lembrou que o cooperativismo trabalha com solidariedade e que em seu princípio 7 já prevê a relação das cooperativas com a comunidade. “Queremos que essa campanha cresça e acreditamos muito no seu potencial”, assegurou.

Lema - O governador do Distrito LD6 do Lions, Marcos Vinicius Pesenti, ressaltou o papel da campanha ao impactar, positivamente, vidas. “Nosso lema no Lions, que é servir ao próximo, tem tudo a ver com essa campanha”, comentou. O LD6 é composto por 45 clubes localizados em 35 cidades do Norte e Noroeste do Paraná. Pesenti ressaltou que, graças à parceria com a campanha, o LD6 se sobressaiu entre os nove distritos do sul do país, ficando em terceiro lugar.

Presenças - A cerimônia de lançamento em Londrina contou com a presença de diretores, superintendentes e conselheiros da Sicredi União PR/SP, dirigentes da Cocamar, do presidente do Lions LD6, Claudenil Custódio; do secretário de governo da Prefeitura de Londrina, Alex Canziani, representando o prefeito Marcelo Belinati; e do presidente da Câmara Municipal, Jairo Tamura.

A campanha - A campanha consiste em contemplar projetos inscritos por entidades que atuam nos eixos de Assistência Social, Esportes, Cultura, Educação, Meio Ambiente e Saúde. Os projetos inscritos são avaliados e, sendo aprovados, as entidades recebem cupons para serem comercializados de forma física ou eletrônica a R$ 10,00 cada um. Quem compra, concorre a prêmios e todo o recurso arrecadado é revertido a cada entidade, de acordo com a venda efetuada, sem qualquer desconto.

Alinhamento - Os prêmios foram adquiridos pelos apoiadores da campanha - a cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP e a cooperativa agropecuária Cocamar. A ação atende ao 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade em que as cooperativas atuam, além de estar alinhada, diretamente, com quatro dos Objetivos de Desenvolvido Sustentável: Erradicação da Pobreza, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, e Parcerias e Meios de Implementação. As duas cooperativas são signatárias do Pacto Global da ONU.

Inscrições - As entidades já podem inscrever seus projetos no portal www.campanhauniaosolidaria.com.br. O período da realização será de julho até fevereiro de 2022, quando serão sorteados três carros Fiat Argo e seis motos Honda CG Start. Mas os compradores não estarão concorrendo apenas aos prêmios maiores. Haverá sorteios mensais de setembro a janeiro, na seguinte ordem: três IPhones XR; três patinetes elétricos; três notebooks, três smart TVs, e três bicicletas elétricas.

Sorteios mensais - Além dos sorteios mensais, outra novidade este ano é que os cupons físicos precisam ser cadastrados pelos compradores no portal da campanha. Esse recurso dará mais segurança e transparência ao processo. “Quem compra não corre o risco de não participar dos sorteios porque perdeu o comprovante, pois o cupom estará cadastrado em segurança”, destacou Wellington Ferreira. Todas as informações sobre como participar da campanha estão disponíveis no www.campanhauniaosolidaria.com.br. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

Conteúdos Relacionados