Sicredi Paraná em nova sede

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e o superintendente adjunto, Nelson Costa, participaram na noite desta quinta-feira (11), à solenidade de inauguração das novas ins-talações da Cooperativa Central de Crédito do Paraná, Sicredi, localizada à rua Visconde do Rio Branco, 253, no bairro das Mercês, Curitiba Paraná. Também compareceram ao evento, o depu-tado estadual Élio Lino Rusch, o presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Ademar Schardong, o presidente da Federação Sicredi, Alcenor Pagnussat, o vice-presidente da OCB e diretor da Ocepar, Luiz Roberto Baggio, Francisco Simioni, que representou o secretário da Agricultura Orlando Pessuti, além de dirigentes e executivos do Sicredi.

Resultados da união – O presidente da Sicredi Central, Seno Cláudio Lunkes, iniciou seu dis-curso lembrando que a sociedade rica de Rochdale zombou da iniciativa dos pioneiros coopera-tivistas que montaram um simples armazém, para superarem as dificuldades impostas pelo capi-talismo à classe operária. “O exemplo dos trabalhadores do Rochdale se repetiu no Paraná, nos anos 80, quando lideranças resolveram implantar as primeiras cooperativas de crédito, apesar de até autoridades apostarem no seu fracasso. Afinal, todas as leis eram desfavoráveis às coopera-tivas de crédito. Mas, a crença no futuro permitiu multiplicar as iniciativas e remover, um a um, todos os obstáculos legais ao seu funcionamento”, frisou.

Integração – Lunkes também afirmou que as conquistas do cooperativismo de crédito “só se tornaram possíveis graças à integração sistêmica que une cooperativas, centrais, confederação e banco. O ideal da cooperação, que esteve presente no surgimento das cooperativas, se estendeu na integração que aglutina conhecimento, agrega valores e reduz os custos inerentes ao nosso desenvolvimento. Estejam certos, não teríamos alcançado o atual estágio de crescimento e de-sempenho se continuássemos atuando de forma individual”, disse o presidente da Sicredi Cen-tral.

Apelo às autoridades – Depois de mostrar que o Sicredi no Paraná tem 276 postos de atendi-mento em 226 municípios, sendo a única instituição financeira em 45 municípios, Seno Lunkes fez um apelo para que as autoridades “flexibilizem as normas que regem as suas relações com instituições financeiras, permitindo que os recursos públicos transitem pelas cooperativas de crédito através dos bancos oficiais. E que o funcionalismo público estadual e federal possa rece-ber seus proventos pelo sistema de crédito cooperativo”. O Lunkes finalizou sua mensagem desejando que as novas instalações “sejam um santuário dos ideais do cooperativismo, da liber-dade, da esperança e da justiça social. Seja, enfim, a fonte inspiradora do exercício pleno dos valores do cooperativismo”.

Conquistas – Também se pronunciaram o vice-presidente da OCB e diretor da Ocepar, Luiz Roberto Baggio, o presidente do Banco, Ademar Schardong, e o presidente da confederação Sicredi, Alcenor Pagnussat. Eles parabenizaram o Sicredi Paraná pela inauguração e comenta-ram o grande desenvolvimento e conquistas ocorridas nos últimos anos. O sistema Sicredi Para-ná cresceu, nos últimos três anos, uma média de 41% ao ano e neste mês de março está chegan-do ao associado número 200 mil.

Conteúdos Relacionados