SHOW TECNOLÓGICO: Coodetec apresenta novidades tecnológicas em Ponta Grossa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os produtores da região dos Campos Gerais tiveram a oportunidade de visitar a área demonstrativa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec, no 13º Show Tecnológico de Verão 2010. Neste ano, o evento ocorreu na Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Na área, foram apresentadas nove cultivares de soja e oito híbridos de milho adaptados e recomendados para a região. Na área da soja, destaque para a cultivar CD 206RR, lançamento para a próxima safra verão 2010. "Essa é a versão RR da tradicional cultivar CD 206, já conhecida pelo produtor, com excelente resistência ao acamamento, estabilidade produtiva, principalmente nas regiões altas e frias", explica o engenheiro agrônomo e responsável pela área de desenvolvimento de mercado da Coodetec para os Campos Gerais, Leandro de Melo.

Estável - O produtor de Guarapuava, Seiti Tikamari, planta a CD 206 há 10 anos. "Eu conheci a variedade justamente num evento da Fundação ABC e nunca mais parei de plantar. Ela se mantém estável em todas as safras e não tem problemas de acamamento, por isso não troco essa cultivar." O produtor aprovou a versão RR da cultivar e pretende experimentar na próxima safra. "Temos que aproveitar a tecnologia que está a nossa disposição para continuar garantindo as médias de lucratividade nas lavouras", acrescentou. Para o engenheiro agrônomo Angelo Ferronato, que presta assistência para fazendas dos Campos Gerais, o sul alto é um mercado diferenciado. "Todas as propriedades que eu atendo plantam a CD 206, numa delas 70% da lavoura é dessa variedade e sempre rende muito bem. Eu recomendo Coodetec em função do alto potencial produtivo, que está diretamente ligado a resistência ao acamamento. A versão RR estava sendo aguardada por muitos produtores, agora vamos testar no campo, para avaliar os resultados."

Alto potencial - A CD 239RR e a CD 252 convencional, com o sistema STS (Soja Tolerante a Sulfoniluréias), também estão chamando a atenção de quem passa pelo estande. A 239RR apresenta alto potencial produtivo em semeadura na época normal, pronunciado arranque inicial e sanidade radicular, além de resistência ao acamamento, com engalhamento. Já a CD 252 é a única convencional entre os pré-lançamentos da Coodetec. Ela é precoce, resistente ao acamamento, tem grãos pesados e contem um gene que aumenta a degradação do herbicida na planta, proporcionando alta tolerância, além de garantir o potencial produtivo.

Híbridos - Na área do milho, foram apresentados seis híbridos convencionais e dois com tecnologia Bt. Os convencionais que mais despertam o interesse dos produtores são os novos CD 397 e CD 393. Conforme o supervisor comercial da Coodetec na região dos Campos Gerais, Edvaldo Gondo, estes híbridos são bastante competitivos no mercado e apresentam ótima sanidade foliar e de colmo, padrão de espiga uniforme e ótimo empalhamento, o que garante a qualidade de grão e de silagem. "É importante salientar ainda o excelente sistema radicular, com capacidade de fixação da planta ao solo e absorção de nutrientes, o que resulta em ganhos de produtividade dos híbridos Coodetec."

Novas tecnologias - No evento foram lançados também dois híbridos com a tecnologia Bt, o CD 384Hx com tecnologia Herculex*I , desenvolvida pela empresa Dow Agroscience e o CD 397YG com tecnologia YieldGard®, desenvolvida pela Monsanto. Os dois híbridos são de alto investimento com grande potencial produtivo aliado à tecnologia Bt, que confere à planta proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura, como a lagarta do cartucho, lagarta da espiga e broca do colmo. "Estas pragas, além de prejuízos na produtividade, trazem perdas na qualidade do produto. Todos estes híbridos já estarão disponíveis para o produtor na próxima safra de verão", comenta Gondo.

Milho - O produtor da cidade de Lapa, Sérgio Hobus, que já planta soja Coodetec, agora resolveu apostar no milho. "A parcela do CD 393 que está sendo apresentada aqui tem todas as características que qualquer produtor procura, além de demonstrar a grandiosidade da pesquisa que a Coodetec desenvolve também em milho, por isso, vou investir nesse híbrido, com segurança", afirmou.

Coodetec - A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec é uma entidade de base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade exclusiva dos 180 mil agricultores filiados às 34 mais destacadas cooperativas de produção do Brasil. Formada por uma rede complexa de ensaios, um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de biotecnologia, entomologia, fitopatologia, sementes e solos. O resultado de tudo isso é o grande diferencial: sementes de milho, soja e trigo de alta qualidade e adaptadas a diferentes climas e solos, com mais rendimento e menos risco. A Coodetec trabalha forte para identificar as demandas do agricultor, bem como as exigências de mercado. É por isso que apresenta uma diversidade de sementes com tolerância às principais pragas e doenças, além de estabilidade de produção. Dessa forma, proporciona também segurança alimentar e cuidado com o meio ambiente. Essa contribuição à sociedade é fundamental para uma empresa como a Coodetec, que pratica os princípios cooperativistas.

Conteúdos Relacionados