SHOW RURAL: Coopavel mostra produção alternativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Show Rural Coopavel traz informações importantes que contribuem para a sustentabilidade da propriedade agrícola, independentemente de seu tamanho. Para tanto são apresentadas muitas dicas sobre o que produzir como produzir, cálculo dos custos de produção, onde e como comercializar, além da avaliação das perspectivas de retorno econômico. Estas informações ajudam o produtor rural a escolher novas opções para diversificar sua propriedade, gerar emprego e ampliar a renda da família. As sugestões são as mais variadas, como fruticultura, hortaliças em estufa e em hidroponia, sistemas de irrigação, ervas medicinais e industrialização caseira, entre outras. A cada ano esse espaço, criado e desenvolvido pela Emater/PR, ganha nova abordagem, mas sempre dentro da proposta original, que é a de chamar a atenção dos visitantes para a importância da autossustentabilidade das propriedades.

Meio ambiente em todas as estações - Como um dos grandes desafios da agricultura moderna é produzir em harmonia com a natureza, algumas estações orientam sobre como produzir preservando o meio ambiente.

O tema é debatido em boa parte dos estandes, que destinam um ‘ aparte' para as questões ambientais, onde são tratados assuntos como as aplicações de defensivos, o lixo tóxico, o lixo doméstico e o reaproveitamento de materiais orgânicos. A utilização dos recursos hídricos sem desperdícios, bem como a preservação da água e do solo, entre outros projetos ambientais também são discutidos em algumas estações coordenadas pelo Inpev, o IAP e a Hidroelétrica Itaipú, além de outras empresas que costumam dispensar especial atenção ao tema, relacionando os assuntos ambientais às suas atividades econômicas.

 

Agroecologia - Um protótipo de uma pequena propriedade, modelo em produção ecológica, está representado no Show Rural Coopavel, através do estande de agroecologia. Este é desenvolvido por um pool de empresas: Emater, Iapar, Embrapa, Itaipu Binacional e Coopavel. O sistema de cultivo agroecológico pode ser adotado por qualquer propriedade, mas é uma boa dica ao pequeno produtor, pelas opções de diversificação que apresenta. A estação mostra a produção agroecológica sob três aspectos fundamentais: a saúde humana, pelo consumo mais saudável; a sustentabilidade da propriedade, que prevê uma agricultura independente de defensivos químicos; e, a preservação ambiental. Um roteiro previamente planejado indica o caminho inverso para quem produz agricultura convencional e pretende ingressar no cultivo agroecológico, com dados sobre a viabilidade econômica, os investimentos, as formas de produção e a produtividade. Na estação, há ainda algumas curiosidades como a cisterna, a estufa de bambu e o minhocário. A idéia é mostrar que é possível aproveitar tudo o que a propriedade oferece, inclusive nas edificações.

A fruticultura sob um novo olhar - Até então a fruticultura era indicada para produção em escala, em áreas maiores. Porém, com as novas opções de mercado que surgiram nos últimos tempos, está havendo uma mudança no enfoque do tamanho das áreas comerciais. Os produtos podem ser comercializados em feiras, escolas como parte da merenda ou mercearias, além de ser transformados em geléias, sucos e doces. Por isso, o cultivo de frutíferas é apresentado no Show Rural Coopavel, também como uma oportunidade para pequenas propriedades. Na estação demonstrativa são apresentadas orientações técnicas para o manejo das plantas frutíferas e os cuidados especiais que devem ser dispensados em cada época do ano, especialmente para as variedades de figo, uva, maçã, abacaxi e maracujá. No local, especialistas no assunto informam sobre a adaptação das frutíferas para cada tipo de solo e clima, os procedimentos para o plantio, o uso de defensivos específicos, a poda, a colheita e demais procedimentos de produção.

Alguns números - 342 expositores - Com presença das mais importantes empresas nacionais e multinacionais, de insumos e defensivos agrícolas; 150 mil visitantes - Agropecuaristas, autoridades e profissionais ligados ao setor vêm de todo o Brasil e do exterior; 4,8 mil parcelas experimentais e demonstrativas - Sobre as mais diversas áreas da produção agrícola e da diversificação rural; 3,5 mil profissionais e pesquisadores - Que proferem palestras e atendem aos visitantes, transmitindo as tecnologias de produção. O evento também oferece: Entrada franca; 16 mil vagas de estacionamento; restaurante próprio com 5 mil lugares; água gelada em todo o parque, várias praças de descanso e ruas cobertas.

Conteúdos Relacionados