SESCOOP/PR 10 ANOS: Ramo saúde: Crescimento com qualidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Investir em treinamentos e na capacitação profissional de colaboradores e cooperados também faz parte da filosofia das cooperativas do ramo saúde do Paraná. As 23 Unimeds e cinco Uniodontos do estado realizaram no ano passado 182 eventos (seminários, cursos, palestras, etc.). As atividades registraram mais de 4.500 participações e somaram mais de 1700 horas/aula. Para 2009, a meta é realizar 213 eventos, com 5.500 participações e mais de 2 mil horas/aula.

Na avaliação do presidente da Federação Unimed, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, a criação do Sescoop foi muito importante para as cooperativas deste setor que passou a ter o retorno da contribuição que já era dada ao Sistema S. "Sempre recolhemos a contribuição 2,5% sobre a folha de salários para o Sistema S. O problema é que, antes da criação do Sescoop, as cooperativas não tinham ações específicas deste sistema para a formação e crescimento de seus colaboradores e cooperados. A situação mudou quando o Sescoop surgiu, pois  passamos a direcionar os recursos para uma entidade que de fato é voltada para o sistema cooperativista, gerando benefícios para as cooperativas", afirma o presidente.

O dirigente lembra que o volume de recursos que o Sescoop disponibiliza para ações educacionais e de promoção social é considerável. "Isto nos permitiu nesses últimos anos treinar milhares de pessoas. Só na  Federação Unimed PR  foram investidos, com recursos do Sescoop, mais de 800 mil reais em programas de capacitação profissional. Os recursos possibilitaram a realização de cerca de 370 eventos, os quais registraram mais de 17 mil participações", revela.

O presidente da Uniodonto Paraná, Luiz Humberto de Souza Daniel, destaca ainda que o resultado do trabalho do Sescoop pode ser medido pelo desempenho do ramo saúde. "As cooperativas estão crescendo em números e também em qualidade. Somente a Uniodonto Curitiba cresceu 27% no ano passado e agora em 2009 deveremos crescer ainda mais. A parceria com o Sescoop/PR é fundamental para os resultados das cooperativas do ramo saúde porque, além de qualificar e capacitar os colaboradores e cooperados, faz com que eles tenham uma visão macro do mercado  e do nosso negócio", diz.

Além disso, completa Daniel, os cursos e treinamentos agregam um valor muito forte aos participantes. "Isto ajuda na retenção dos funcionários que passam a enxergar a cooperativa não apenas como um local de trabalho, mas de crescimento profissional", conclui. (Matéria publicada na revista Paraná Cooperativo/Agosto 2009/Edição Especial 10 anos Sescoop/PR)

Conteúdos Relacionados