SESCOOP/PR 10 ANOS: História/Parte 2: Sescoop/PR nasceu na primavera de 1999

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo foi implantado no Paraná no dia 21 de setembro de 1999, às vésperas do início da primavera. Nessa data, em reunião realizada na sede da Ocepar, em Curitiba, tomou posse o Conselho Administrativo Regional e o Conselho Fiscal, com a análise e aprovação do regimento e normas de funcionamento, e tiveram início as atividades do Sescoop/PR.

Pouco mais de um mês depois, de 9 a 12 de novembro, realizou-se o primeiro evento, já com as características de abrangência estadual que é a marca do Sistema até hoje. O Seminário e Discussão do Plano de Trabalho do Sescoop ocorreu em quatro municípios (Lapa, Mariópolis, Campo Mourão e Cafelândia) e reuniu 242 participantes, em sua maioria dirigentes e técnicos de cooperativas. A palestra do primeiro evento tinha como tema "Os empreendedores na virada do milênio - A gestão da empresa cooperativa".

Ainda no ano de 99 o Sescoop/PR teve participação fundamental na realização do Fórum Estadual do Cooperativismo, reunindo 311 cooperativistas de todo o Paraná, com a presença do então ministro da Casa Civil da Presidência da República, Pedro Parente, e do presidente da ACI (Aliança Cooperativista Internacional), Roberto Rodrigues.

Outros oito eventos foram realizados até o fim daquele ano, com o enfoque inicial em fóruns e seminários. "As discussões e os temas abordados, bem como o número considerável de participantes já davam uma ideia do que viria pela frente. Havia uma forte demanda em todas as cooperativas por ações de treinamento e promoção social", lembra o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, que trabalhou na estruturação do Sescoop/PR.

Organização da estrutura marcou fase inicial

Rapidamente, o Sistema S tornou-se um instrumento essencial para o desenvolvimento das cooperativas do estado. "Foi uma iniciativa sem precedentes no cooperativismo. De repente, havia uma estrutura voltada totalmente para a formação, promoção social e monitoramento. Uma nova perspectiva se abriu para o setor", afirma Guntolf van Kaick. Mas, a expansão do Sescoop/PR e a acolhida tranquila por parte de cooperativas, cooperados e colaboradores, nada tinham em comum com a intensa luta política que se desenrolava em Brasília, envolvendo a uma só vez os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para o superintendente, as disputas fizeram parte de um processo que hoje pouco lembra a relação entre os diferentes Sistemas S. "Atualmente, no Paraná, há um firme propósito de atuar em conjunto. Parceria é uma das prioridades da estratégia de ação do Sescoop/PR", resume Ricken. (Matéria publicada na revista Paraná Cooperativo/Agosto 2009/Edição especial 10 anos Sescoop/PR)

Conteúdos Relacionados