SESCOOP/PR 10 ANOS: Ações estratégicas são desenvolvidas na área de qualificação profissional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Em 10 anos, 1.100 profissionais participaram dos cursos de pós-graduação, especialização, MBAs e Mestrado

Os últimos dez anos são marcados por uma profunda transformação no sistema cooperativista do Paraná. Houve um salto qualitativo em todos os ramos, com uma expansão expressiva em investimentos, empregos e faturamento. No ramo agropecuário, o processo de agroindustrialização e o aumento das exportações posicionaram as cooperativas no competitivo mercado global. Como resultado, cresceu a demanda por mão de obra especializada. Instrumento do esforço do cooperativismo para qualificar a gestão e estimular a formação de executivos e lideranças, o Sescoop/PR concentrou-se em disponibilizar ferramentas para ofertar meios eficazes de aprimoramento a milhares de colaboradores. Nesse contexto, intensificaram-se os programas de cursos de pós-graduação, especialização, MBA (Master Business and Administration) e mestrados.

Em dez anos, cerca de 1.100 profissionais e dirigentes que atuam em cooperativas foram beneficiados pelos eventos organizados pelo Sescoop/PR. Realizados em parceria com instituições e universidades renomadas, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV/ISAE), PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Universidade Federal do Paraná (UFPR), UniFae, entre outras, abrangem inúmeras áreas com foco nos setores estratégicos de gestão e operação. "As demandas são identificadas e sugeridas pelas cooperativas. Há um criterioso planejamento desenvolvido em conjunto com as instituições parceiras. Em dez anos, foram cerca de 30 eventos de pós-graduação, especialização, MBA e mestrados", explica Leonardo Boesche. "É um dos trabalhos mais importantes do Sescoop/PR, que confere qualificação de alto nível aos dirigentes e colaboradores com funções estratégicas para as cooperativas", continua.

Oportunidade: diferencial do cooperativismo

Cursos de qualificação capazes de impulsionar a carreira de um profissional demandam um investimento considerável: muitos não possuem os recursos necessários para realizá-los. "Não fosse o apoio do Sescoop/PR não haveria condições de fazer o mestrado. Além disso, a metodologia por períodos também foi fundamental, já que adaptou a carga horária aos compromissos profissionais dos alunos. De outra forma, seria inviável para mim", explica o engenheiro agrônomo Sandro Magnani, 35 anos, funcionário da Coamo em Palmas, Sul do Paraná. Em 2006 e 2007, Magnani fez o Mestrado Profissionalizante em Produção de Sementes. "Foi uma realização profissional muito importante e que abriu novos horizontes no meu trabalho no dia a dia da cooperativa. O conhecimento se reflete diretamente na qualidade do que desenvolvemos", ressalta.

 

Viabilizando projetos de vida

"Queria fazer um MBA e fiz parte da primeira turma formada pela Integrada, com o apoio do Sescoop/PR, no ano de 2005", conta o engenheiro agrônomo João Bosco de Souza Azevedo, gerente de comercialização da cooperativa. "Estava redirecionando minha carreira profissional e, como tinha uma formação técnica, decidi me aperfeiçoar e aprender matérias como economia, finanças, marketing e administração", completa.

Através do MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele se aprofundou em teorias organizacionais e o horizonte de visão aumentou. Hoje ele tem uma perspectiva gerencial mais ampla. "Aprendemos a lidar com o raciocínio lógico e estratégico. Foram 15 disciplinas que me ajudaram bastante e me deram novas experiências profissionais", lembra o gerente, que já trabalhou na área de sementes, venda de fios de algodão, logística e hoje é um dos responsáveis pela comercialização de grãos da cooperativa.

Outro aspecto importante destacado pelo colaborador foi a oportunidade de poder trocar experiências dentro da sala de aula com profissionais de outras cooperativas, o que lhe deu a chance de conhecer outras culturas organizacionais.

Além do esforço pessoal, afinal foram incontáveis finais de semana centrado nos estudos, João Bosco reconhece também a importância do apoio da Integrada e do Sescoop/PR na conclusão desse projeto. "Era um verdadeiro projeto de vida, que consegui cumprir graças ao sistema cooperativista", conclui.

Difusão de conhecimento promovido pelo Sescoop/PR

 

1.100 funcionários beneficiados

 

06 Cursos de Especialização

 

12 Cursos de Pós-graduação

 

09 MBAs

 

02 Mestrados

(Matéria publicada na revista Paraná Cooperativo / Agosto 2009 / Edição especial 10 anos Sescoop/PR)

Conteúdos Relacionados