Sérgio Mendes e Rose Machado, do RIC Rural, são homenageados pela Alep

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A noite dessa terça-feira (11/11) foi marcada pela celebração da força do agronegócio paranaense. A sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), em Curitiba, recebeu a cerimônia de entrega do Prêmio Orgulho da Terra, promovido pelo Grupo RIC com o apoio institucional do Sistema Ocepar, do IDR/PR e, entre os patrocinadores, a cooperativa CVale. O evento, além de destacar os melhores cases de produtores rurais do Estado, foi palco de uma emocionante homenagem ao jornalismo agropecuário.

Em sua 5ª edição, o prêmio reconheceu agricultores familiares e instituições em 17 categorias, valorizando exemplos de sustentabilidade, governança e responsabilidade social. No entanto, um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aos jornalistas Sérgio Mendes e Rose Machado. 

Uma vida dedicada a contar histórias do campo

O casal recebeu Votos de Louvor e Menção Honrosa pelos 30 anos de atuação no jornalismo especializado. À frente do programa RIC Rural, Rose e Sérgio consolidaram-se como referências no setor, conquistando a confiança de lideranças, cooperativas e produtores de todo o estado.

A entrega da honraria foi conduzida pelo deputado estadual Anibelli Neto, que destacou a importância de valorizar a comunicação que conecta o campo à cidade. "Participar da 5ª edição do Prêmio Orgulho da Terra, celebrando o trabalho de 17 agricultores familiares, foi um grande privilégio. Aproveitar a ocasião para entregar, em nome da Assembleia Legislativa, uma menção honrosa a Rose Machado e Sérgio Mendes foi especial. Com talento, simpatia e dedicação, eles representam como ninguém a força e a essência do agro paranaense na televisão", afirmou o parlamentar.

Anibelli Neto reforçou ainda que o evento simboliza o "Paraná que dá certo", um estado que se orgulha de sua gente e de sua produção. "São exemplos de parceria e compromisso. Parabéns a todos os premiados, ao Grupo RIC, Ocepar e IDR pela organização, e em especial aos nossos homenageados, Rose e Sérgio", concluiu.

A homenagem reconhece o papel da dupla não apenas como comunicadores, mas como testemunhas oculares da evolução do agronegócio no Paraná e no Brasil. Segundo Robson Mafioletti, superintendente da Ocepar e que participou do evento, “o importante trabalho realizado por eles em levar a informação, seja através da televisão ou do rádio, sobre os avanços tecnológicos para o campo merecem ser reconhecidos”, disse.

Já o jornalista e coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, destacou que Rose e Sérgio “além de amigos de longa data, são dois seres humanos exemplares, humildes e que realmente possuem um olhar sensível e comprometido com o mundo do agronegócio paranaense”. Milléo destacou que toda esta dedicação de três décadas ao jornalismo do setor, foi reconhecido também pelo cooperativismo. “Ambos, Rose e Sérgio possuem 14 troféus do Prêmio Ocepar de Jornalismo”.

Conteúdos Relacionados