SECOAGRO: Embrapa apresenta Klabin como exemplo de cadeia produtiva da madeira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre os dias 13 e 31 de outubro, a Unidade Monte Alegre da Klabin  recebeu cerca de 150 convidados, participantes do "Seminário Itinerante sobre Comunicação e Agronegócio - Secoagro, iniciativa da Embrapa Florestas, Embrapa Soja e Associação dos Jornalistas em  Agronegócio do Paraná (Ajap). Como parte do evento, que teve patrocínio  da Klabin, Berneck e Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (Apre), os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer todo processo produtivo da companhia - das florestas ao Pólo Madeireiro de  Telêmaco Borba (PR).

Visitas técnicas - O objetivo do Secoagro é promover visitas técnicas às principais cadeias produtivas do Paraná, abordando seus aspectos econômicos e ambientais. "No módulo Florestas, a Klabin foi escolhida por concentrar, em uma única área, todo o processo que gostaríamos de mostrar, fazendo uma utilização múltipla e sustentável da floresta, uma inovação no setor", explica  Katia Pichelli, da Embrapa Florestas.

Participantes do Secoagro - Dentre os visitantes, estiveram estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pontifícia  Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Positivo, Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), Faculdade OPET, UniBrasil, Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Faculdade Maringá, Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi). Também participaram jornalistas do Canal Rural, Rádio CBN Curitiba e jornal O Estado do Paraná. "Receber aqui, por indicação da Embrapa, a presença de profissionais atuantes e de futuros formadores de opinião,  nos traz muita satisfação, pois é um importante reconhecimento da nossa atuação sustentável", observa Carlos Mendes, gerente florestal da Klabin no Paraná. Para Jorge Mariano, estudante do terceiro ano de jornalismo da Cesumar, a visita ocorre em um momento emblemático, com as questões ambientais em alta. "Foi muito importante conhecer os processos e atuação de uma empresa que leva a sério sua relação com o meio ambiente e tem envolvimento profundo com a comunidade", disse.

Programação - A programação incluiu visitas ao laboratório de Fitoterapia, viveiro de mudas, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento para o melhoramento genético do pínus e eucalipto, área de colheita florestal e a uma propriedade integrante do Programa de Fomento Florestal. Na fábrica, os visitantes tiveram oportunidade de ver desde o preparo da madeira até o funcionamento das máquinas de papel, passando pela nova Estação de Tratamento de Efluentes, onde ocorre o processo de ultrafiltração, que permite devolver ao rio Tibagi água com qualidade superior à da originalmente retirada. Por fim, os convidados conheceram a atuação da empresa Braslumber, uma das integrantes do Pólo Madeireiro da cidade.

Sobre a Klabin - A Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. É líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. Fundada há 109 anos, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. É pioneira no setor de papel e celulose no Brasil a ter suas florestas e seus processos produtivos rtificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), confirmando que a empresa desenvolve suas atividades dentro dos mais elevados padrões socioambientais. (Imprensa Embrapa)

Conteúdos Relacionados