SANIDADE: Brasil discute normas fitossanitárias internacionais em Roma

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A proposta de Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias (NIMF´s) sobre classificação de commodities e a atualização da norma sobre embalagens de madeira no comércio internacional estarão entre as discussões da 4ª reunião da Comissão de Medidas Fitossanitárias (CMF), a partir de segunda-feira (30/03), em Roma.

Primeira reunião - Até a próxima sexta-feira (3/04), representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentarão informações sobre a primeira reunião do comitê de normas, ocorrida no Brasil, em novembro. Entre elas, as normas utilizadas pelo Mercosul na classificação de commodities do comércio internacional, que poderá facilitar as discussões sobre a exportação de vários produtos vegetais. Atualmente, o comitê é presidido pelo diretor de Programa da Área Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura (SDA/Mapa), Odilson Ribeiro.

Membro fundador - O Brasil é membro fundador da Convenção Internacional para Proteção dos Vegetais (CIPV), órgão que discute normas do comércio internacional de vegetais e seus produtos, do ponto de vista fitossanitário. Cento e setenta países são membros dessa convenção. (Mapa)       

Conteúdos Relacionados