SANIDADE ANIMAL II: Prospecção de novos mercados já começou, diz Zydek

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

1sanidade frimesa 28 05 2021Segundo o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Carne e Derivados do Estado do Paraná e diretor executivo da Frimesa, Elias Zydek, o setor produtivo, em especial as cooperativas, já iniciou o processo de prospecção de mercados em países que agora poderão ser acessados pelos produtores paranaenses. “Vejo com muito entusiasmo essa movimentação. Vai ativar toda a cadeia produtiva. Estimo que até o fim do ano que vem possamos alcançar a marca de 200 mil toneladas de carne suína exportada – atualmente ela é de 110 mil toneladas. Esse é o dia mais feliz da minha vida profissional”, afirmou o executivo, durante solenidade no Palácio Iguaçu que celebrou a certificação do estado como livre de febre aftosa sem vacinação, na tarde desta quinta-feira (27/05).

Integração - De acordo com Zydek, a conquista do novo status sanitário do Paraná é resultado da sinergia entre o setor produtivo e o Estado. “Essa integração é que possibilitou o avanço que obtivemos, com o reconhecimento internacional da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Estado e sociedade atuaram em busca objetivos em comum”, disse.

Responsabilidade - Zydek disse que os produtores estão conscientes de que o cuidado com a vigilância sanitária precisa ser redobrado. “Toda a cadeia produtiva compreende que a responsabilidade aumentou, e nós do setor privado já estamos trabalhando num programa chamado Suíno Certificado, que segue regras e pilares de sustentabilidade. Sonho com a possibilidade de, em dez anos, termos praticamente toda a produção de suínos do Paraná incluída nesta certificação. O trabalho só está começando”, concluiu.

 

Conteúdos Relacionados