SAFRA: Geadas e estiagem não tiram o Paraná da liderança na produção de grãos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O IBGE divulgou na terça-feira (11/09) um pequeno ajuste na estimativa de safra para 2007. Segundo o instituto, a produção somará 133,8 milhões de toneladas, segundo projeção de agosto, 0,3% superior à de julho. O gerente da pesquisa, Neuton Alves Rocha, acredita que a conjuntura internacional esteja levando a um aumento na inflação dos alimentos, apesar da previsão de safra recorde, 14,3% maior em relação à produção do ano passado, que encerrou com uma colheita de 117 milhões de toneladas de produtos. O recorde anterior de safra foi em 2003, com 123,6 milhões de toneladas. Em 2007, com 10 milhões de toneladas a mais, os produtos alimentícios têm representado o principal impacto nas taxas de inflação e levaram o índice oficial (IPCA) a dobrar em agosto, para 0,47%, ante 0,24% em julho.

Produção estadual - A estimativa do IBGE mantém o Paraná como o maior Estado produtor do País com uma participação de 21,7% na produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas. Apesar das geadas e estiagem que prejudicaram as lavouras da segunda safra, o Paraná mantém a posição histórica de líder na produção de grãos do País.

Soja e milho - Além do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso também são líderes de produção cereais, leguminosas e oleaginosas com uma participação na produção nacional de 18,3% e 18,2%, respectivamente. A projeção aponta a soja e o milho da primeira e segunda safra como os líderes de produção no País, representando 82,5% da safra, que corresponde a um volume de 58,2 milhões de toneladas para a soja, e 52,2 milhões de toneladas para o milho.

Redução - A expectativa de colheita, porém, está sendo reduzida para alguns produtos cultivados no período da entressafra em função da estiagem prolongada, principalmente na região Centro-Sul. No Paraná, o milho da segunda safra, que encontra-se em fase final de colheita, apresenta uma redução de 2,2% em relação à estimativa realizada no mês passado. A expectativa de colheita de 5,15 milhões de toneladas de milho safrinha caiu para 5,04 milhões de toneladas. O ajuste deve-se às geadas ocorridas em maio que provocaram quebra de produção e a estiagem agravou a situação.

Trigo - Outro produto que está sofrendo com a falta de chuvas é o trigo. O IBGE prevê uma queda na produção nacional do grão em 3,2% em comparação com o mês anterior. A projeção para 2007 é de uma produção total de quatro milhões de toneladas do grão, que se for confirmada será um incremento de 61% no volume de produção em relação ao ano passado. No Paraná, maior produtor nacional de trigo, está sendo esperada uma safra de 1,9 milhão de toneladas, volume 54,5% maior em relação ao ano passado. (O Estado de São Paulo e Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados