SAFRA 2011/12: Tempestades danificam mais de 100 mil hectares nos EUA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A definição das apostas finais dos produtores brasileiros na próxima safra de verão depende do desempenho da produção norte-americana de grãos. Faltando menos de dois meses para o início do plantio de verão na América do Sul, as primeiras lavouras de milho começam a ser colhidas no Hemisfério Norte. Na porção Sul dos Estados Unidos, região que abre a temporada de colheita no país, os trabalhos foram iniciados na semana passada com resultados abaixo do esperado pelos produtores. No estado da Louisiana, por exemplo, os rendimentos iniciais têm ficado entre 12% e 18% abaixo da média histórica. 

Safra de grãos - Desde abril, quando os norte-americanos começaram o plantio da nova safra de grãos, as lavouras de soja e milho do país já enfrentaram todo tipo de dificuldade climática. No início do plantio, foi o clima excessivamente frio e úmido que tirou o sono dos agricultores. Agora, às vésperas da colheita, a preocupação é oposta. Uma onda de calor que chegou na semana passada ao Meio-Oeste, pode pegar boa parte da soja e do milho em fase crítica de desenvolvimento. Agosto é considerado o mês decisivo para a definição do potencial produtivo da safra dos EUA. 


Vendaval - Na semana passada, uma tempestade com ventos de 160 km/hora acamou lavouras do Meio-Oeste, o coração da produção de grãos do país. Segundo informações do site Agriculture.com, mais de 100 mil hectares teriam sido afetados. A previsão mais recente do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), divulgada na semana passada, aponta para a colheita de 87,8 milhões de toneladas de soja e de 342,1 milhões de toneladas de milho no país na temporada 2011/12. Na temporada anterior, os norte-americanos colheram, respectivamente, 90,6 milhões e 316,2 milhões de toneladas. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados