RUMOS DA SAFRA: Ocepar recebe relatório final

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, recebeu o relatório do Projeto Rumos da Safra – Uma viagem ao Paraná que produz, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O relatório foi entregue pelo jornalista Giovani Ferreira, editor do caderno Caminhos do Campo, da Gazeta do Povo. Os resultados da sondagem do Rumos da Safra foram a base de uma série de reportagens, publicadas pelo caderno ao longo dos últimos meses. Os temas de caderno publicados neste ano incluíram “Alívio no Campo”, “No rastro do etanol” e “Mato Grosso”, além de diversas matérias sobre o agronegócio.

Assuntos - No ano passado, foram abordados temas como soja e milho, transgênicos, logística e rentabilidade. Toda a execução do projeto teve o apoio técnico da Ocepar e Faep. No caso da Ocepar, viajaram com a equipe do projeto os analistas da Gerência Técnica Robson Mafioletti, Gustavo Sbrissia e Cassiano Bragagnolo. As viagens foram pelas diversas regiões do Paraná e Mato Grosso. Foram contemplados na amostragem 2,6 milhões de há, 30 mil produtores e 16 mil quilômetros rodados em dois meses.

Conclusões - A pesquisa ocorreu em dois momentos: quando o produtor se preparava para plantar ou havia iniciado o plantio e na hora da colheita. Do ponto de vista técnico, o levantamento concluiu que o resultado do último plantio foi um dos melhores dos últimos anos, a produção respondeu às expectativas de clima e preço, mas o campo ainda acumula dívidas que foram renegociadas dos anos de dificuldade. “Ou seja, é só o recomeço”, avalia o relatório do projeto. 

Conteúdos Relacionados