Lideranças cooperativistas recebem prêmio da FEAPR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari recebeu, na noite de segunda-feira (16/12), o Prêmio FEAPR de Agronomia 2024 na categoria Difusão de Tecnologia. Organizado pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), o prêmio homenageia nesta segunda edição quatro personalidades que se destacam no setor.
Calderari foi diretor-secretário da Coamo durante 36 anos. Também foi vice-presidente do Sistema Ocepar na gestão de João Paulo Koslovski, além de atuar como chefe de núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) na região de Campo Mourão na década de 1980.
Além disso, integrou a gestão da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), entre outras atividades. Atualmente integra o Conselho de Administração da Coamo. “A cooperativa segue uma linha forte desde a década de 1970: a linha do respeito aos nossos cooperados, que são os donos da cooperativa, e sempre crescendo com o pé no chão. Uma homenagem como engenheiro agrônomo para mim é muito emocionante. Fico muito satisfeito", disse Calderari.
Tecnologia
Pioneiro do sistema de plantio direto na região de Campo Mourão, experiência que se tornou referência nacional, o engenheiro agrônomo tem trabalhos importantes na área de conservação de solos. “Isso é inovação do Paraná. E se não fosse o plantio direto, hoje não teríamos terra para plantar, porque a erosão era complicada. O Paraná é o que é graças ao cooperativismo e à pesquisa”, destaca o homenageado.
Profissionais homenageados
Na categoria Ensino, o prêmio ficou com Amarildo Pasini, que dedicou 35 anos ao ensino da agronomia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na categoria Relevantes Serviços, a premiação foi entregue a Alfredo Lang, presidente da Cooperativa C.Vale desde 1995. Décio Luis Gazzoni é o premiado na categoria Pesquisa. Gazzoni liderou a implementação do Programa de Manejo de Pragas da Soja no Brasil e desenvolveu a tecnologia de integração entre soja e abelhas.
FOTOS: Vandré Dubiela e Sistema Ocepar