Resultados da 12ª Edição do Desafio Soja 200+ Coprossel serão apresentados no dia 22 de maio
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Desafio Soja 200+ Coprossel chega à sua 12ª edição, consolidado, como uma das principais iniciativas voltadas à alta produtividade e rentabilidade dos sojicultores da região de atuação da cooperativa. A cada safra, o programa demonstra a evolução dos manejos adotados pelos produtores e os impactos positivos na produtividade e rentabilidade.
A apresentação oficial dos resultados acontecerá no dia 22 de maio, na sede da Coprossel em Laranjeiras do Sul (PR), reunindo produtores, técnicos e parceiros para conhecer os campeões da safra 2024/25. Neste ano, a premiação traz uma novidade: além do campeão geral, serão reconhecidos os produtores campeões em produtividade em cada município atendido pela cooperativa.
Destaques da edição anterior
Em 2024, os grandes vencedores foram os irmãos Saulo e Leandro Machado, da Fazenda Santa Rita, Porto Barreiro (PR), com uma impressionante marca de 272,56 sacas por alqueire. O vice-campeão foi Vinícius Bidin de Rio Bonito do Iguaçu - PR, que também celebrou um excelente resultado com 259,74 sacas por alqueire.
Safra positiva e aprendizados valiosos
Segundo o engenheiro agrônomo Marcio Dulnik, coordenador do Departamento Técnico da Coprossel, a safra teve condições climáticas favoráveis, mas os melhores resultados foram observados nas propriedades com manejo planejado e investimentos contínuos. “Esse ano mostrou bem que quem vem investindo em manejo diferenciado colheu melhores médias. Em regiões com estiagens pontuais, especialmente no período entre o Natal e o Ano Novo, a produtividade foi afetada, reforçando a importância do preparo antecipado”, destacou.
Manejo que faz a diferença
São mais de 30 variáveis aferidas no manejo, sendo que algumas práticas não exigem custos adicionais, apenas organização e planejamento. “É preciso pensar no solo desde o trigo, passando pela soja, milho e feijão. O investimento feito hoje reflete nas próximas safras”, explica Dulnik.
Rentabilidade comprovada
Outro ponto forte do Desafio é a avaliação de retorno sobre o investimento. A cada edição, a Coprossel divulga os manejos adotados e a rentabilidade obtida. “Muitos se perguntam se produzir acima de 270 sacas por alqueire realmente compensa. E sim, os dados mostram que esses manejos trazem retorno financeiro ao produtor”, reforça.
Qualidade das sementes faz diferença
O uso da Semente Plena® Coprossel, que já vêm tratada, inoculada e pronta para o plantio também foi um diferencial. “A gente percebe que onde foi usada a Sementes Plena® houve maior uniformidade e vigor nas plantas, o que impacta diretamente na produtividade final”, destacou Dulnik.
Convite aos produtores
A Coprossel convida todos os produtores, associados e interessados a participarem da divulgação dos resultados da 12ª edição do Desafio Soja 200+, no dia 22 de maio, na sede da cooperativa em Laranjeiras do Sul. “Vamos compartilhar os dados de produtividade por município, o manejo dos campeões e análises específicas da nossa região. É uma oportunidade única para aprender com quem está colhendo resultados acima da média”, finalizou o coordenador técnico. (Assessoria de Imprensa Coprossel)