RESPONSABILIDADE SOCIAL I: Cooperativas motivam parceiros a trabalhar como voluntários

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

responsabilidade social 04 10 2012 2Como 2012 é o Ano Internacional do Cooperativismo, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o slogan ''Cooperativas Constroem um Mundo Melhor'' para exaltar a íntima relação desse tipo de associação com as comunidades. É justamente o foco no desenvolvimento regional que faz aflorar o trabalho voluntário na maioria dos grupos paranaenses.

Comunidade - O superintendente adjunto da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Nelson Costa, afirma que os associados buscam não apenas uma melhor renda, mas também desenvolver a comunidade em que atuam. Ele diz que o principal efeito é o comprometimento crescente de vizinhos com eventos e entidades sociais. ''Percebemos a cada ano o envolvimento maior dos cooperados e de seus familiares com as ações.''

Doação voluntária - Gestora de Responsabilidade Social da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti afirma que o cooperativismo, por si só, envolve uma doação voluntária. ''Como tem interesse pela comunidade onde vive, o cooperado percebe mais fácil que é bom se colocar à disposição do próximo'', diz.

Formas - A assessora de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa Integrada, Ana Lucia de Almeida Maia, conta que o trabalho voluntário dos cooperados e familiares vai da visita a entidades às doações de insumos, que viram produtos para os mais necessitados. ''Temos de cooperados que doam trigo para fazer farinha (em uma parceria com o Moinho Globo) que vira produtos vendidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) até pessoas que vão às festas de entrega para participar de atividades''. conta. Fabianne lembra que esse tipo de ação contribui ainda para o desenvolvimento de habilidades dos participantes. ''As pessoas ficam mais sensíveis no atendimento ou aprendem a negociar melhor depois de passar pelo trabalho voluntário.''

Focos amplos  - A Integrada e a Unimed apresentam projetos que criam oportunidades para cooperados, clientes e funcionários participarem de campanhas para arrecadar doações, mas também levam a própria pessoa a conhecer a realidade da comunidade. Com o projeto Plante um Sorriso, cooperados da Integrada doam parte da produção agrícola para instituições. Os funcionários levam os alimentos e outros materiais arrecadados, como brinquedos educativos, a entidades assistenciais e a abrigos, onde fazem atividades lúdicas e festas de integração com apoio de grupos de teatro contratados.

Encontros literários - Há também os Encontros Literários sobre Monteiro Lobato para promover a capacitação de professores e contribuir com a educação das crianças de escolas das cidades onde atua. São feitos concursos literários e funcionários, junto a uma equipe de profissionais de ensino, avaliam os textos dos estudantes.

Frentes - No caso da Unimed, são três frentes. A mais antiga dá apoio a clientes idosos que recolhem materiais e visitam creches, asilos e outras instituições, nas quais promovem atividades culturais e de promoção à saúde. Na segunda ação, ocorrem palestras feitas por cooperados, como médicos e enfermeiros, para promoção da saúde entre clientes e associações. Os profissionais também doam consultas a quem tem dificuldade de acesso ao atendimento público e a Unimed cede exames.

Ações pontuais - Por fim, funcionários fazem ações pontuais, como visitas a hospitais em datas comemorativas, e projetos contínuos, como apresentações teatrais e de educação ambiental em escolas. Também há o atendimento de pequenos grupos a creches e a casas para mulheres ou jovens em situação de vulnerabilidade social, para desenvolver a autoestima dos abrigados. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados