RAMO SAÚDE: Cooperativismo brasileiro é apresentado a dirigentes internacionais do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

ramo saude 30 07 2012Representantes das cooperativas de saúde mais influentes do mundo estiveram reunidos na última quarta e quinta-feira (25 e 26/07), em São Paulo (SP), no encontro da Organização Internacional das Cooperativas de Saúde (IHCO, na sigla em inglês), braço da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) – entidade máxima do cooperativismo mundial. Como anfitrião da reunião, o Brasil fez uma apresentação institucional ampla sobre o Sistema Unimed, expondo o cenário atual econômico e da saúde suplementar no país e no mundo, além de uma explanação geral sobre a evolução do Sistema Unimed.

Referência - O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, acompanhou o encontro. Para ele, a oportunidade do cooperativismo brasileiro se mostrar como referência perante instituições internacionais do segmento é fundamental para reforçar, cada vez mais, a força econômica e social transformadora do movimento. “Os membros do IHCO tiveram a oportunidade de saber mais sobre a gestão e o funcionamento do Sistema Unimed, que é referência mundial e motivo de orgulho para nós. A experiência bem-sucedida da Unimed comprova que o cooperativismo é uma solução viável também para a prestação de serviços em saúde, da mesma forma como já está consolidado em outros segmentos”, declarou Nobile.

Unimed - O evento foi coordenado pela Unimed, maior cooperativa de saúde do mundo, cujo presidente, Eudes de Freitas Aquino, é vice-presidente da IHCO para as Américas. A reunião foi marcada pela entrada de um novo membro brasileiro no grupo – a Central Nacional Unimed, representada na ocasião pelo seu presidente, Mohamad Akl. A participação da Unimed na IHCO garante uma posição estratégica no segmento cooperativista mundial, uma vez que a organização congrega, em dezenas de países, cooperativas com atuação em diversos ramos da saúde, como assistência, trabalho, consumo e fornecimento.

Demais empresas - As demais empresas do Sistema – Central Nacional e Seguros Unimed –, foram representadas pelos seus presidentes, Mohamad Akl e Rafael Moliterno Neto, respectivamente, que fizeram uma apresentação institucional para os membros da IHCO, comprovando a força do Sistema Unimed no setor da saúde suplementar brasileira.

Números – O cooperativismo reúne mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo – cerca de 15% da população global – e o ramo saúde atinge cerca de 100 milhões de habitantes. Somente a Unimed tem receita anual em torno de R$ 25 bilhões, representando 38% do mercado de planos de saúde no Brasil. (Unimed)

Conteúdos Relacionados