Rally visita duas famílias campeãs de produtividade de soja
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Diante de condições climáticas mais favoráveis dos últimos dias, produtores cooperados da Cocamar avançam na semeadura de soja da safra 2024/25.
Em Arapongas, no norte do estado, o trabalho foi acompanhado na última semana pela equipe do Rally Cocamar de Produtividade, que contou com a presença do gerente técnico Rafael Furlanetto.
A família Surek praticamente concluiu a semeadura nos seus 17 alqueires em Arapongas, onde eles recebem assistência técnica do engenheiro agrônomo Felipe Rafael Sambarski, da unidade local da cooperativa. São 9 de soja e 8 de milho, cultivados com capricho, tecnologia e um diferencial importante: a adubação orgânica obtida da criação de gado leiteiro.
A visita à propriedade dos Surek teve um motivo em especial: na safra anterior (2023/24), eles venceram o Prêmio de Super Produtividade de Soja promovido pela Cocamar, na categoria acima de 550 metros de altitude, com a média de 229,9 sacas por alqueire na área do concurso.
São três irmãos envolvidos no negócio - Marcelo, Luciano e Márcio -, sendo que Luciano foi designado pela família para viajar aos Estados Unidos no próximo ano, em companhia do agrônomo Felipe, como premiação pela conquista.
As oscilações do mercado de grãos são amenizadas nesta propriedade, pela pecuária leiteira. O rebanho, com predominância da raça holandesa, soma 200 cabeças, das quais 120 em lactação e a média de produção é de 3,5 mil litros por dia.
Os Surek começaram a investir no leite em 2000 e para agregar valor à produção, aproveitam parte do que é ordenhado para a elaboração de 100 queijos por dia dos tipos meia cura e minas frescal, comercializados em feiras pela cidade, diretamente aos consumidores.
A queijaria fica por conta de dona Vânia, a mãe, com o apoio de Ana Lúcia, esposa de Marcelo, e o filho Márcio. Dona Vânia lembra que quando começaram eram apenas 6 queijos por semana e hoje são 100 unidades por dia. Ou seja, 600 a cada semana. “Tudo é vendido rapidamente, o pessoal até faz fila”.
Eles não desperdiçam nada e aproveitam eventuais sobras da matéria-prima para fazer uma iguaria também muito procurada, o doce-de-leite.
Na lavoura, além da adubação orgânica, o solo recebe fertilizante químico para reposição de nutrientes mediante análise, e correção periódica com calcário, tudo com o acompanhamento do agrônomo da Cocamar, cooperativa que atende a família, também, na pecuária leiteira, prestando orientação por meio de um médico-veterinário e fornecendo insumos e medicamentos.
Ainda em Arapongas, o Rally visitou a família Waldrich, tradicional produtora de grãos, que cultiva 130 alqueires, dos quais 85% próprios. A exemplo dos Surek, o produtor Valdir Waldrich é também um campeão de produtividade. Ele foi um dos vencedores, na safra 2023/24, do Prêmio Colher Mais, realizado pela Cocamar e sua parceira Timac Agro, com a média de 178 sacas por alqueire, na categoria acima de 550 metros de altitude.
Assistido tecnicamente pelo engenheiro agrônomo Roverson Flach, da Cocamar, Valdir é um produtor diferenciado em sua região, tendo já conquistado duas vezes o concurso promovido pela Cocamar, em 2017 e 2023, quando obteve, respectivamente, 223 e 218 sacas de média por alqueire.
Desta vez, o prêmio para ele e o agrônomo será uma viagem à França, no próximo mês de novembro, onde irão conhecer o centro mundial de inovações daquela companhia.
Cultivando milho e trigo no inverno, Valdir investe na qualidade do plantio direto, com bastante palhada e raízes para o bom desenvolvimento da lavoura, mantém o solo corrigido com calcário, está sempre trocando ideias com o agrônomo Roverson e não descuida de uma boa regulagem das plantadeiras. (Assessoria de Imprensa Cocamar)