Rally Cocamar: práticas sustentáveis impulsionam produtividade em Querência do Norte

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Às margens do Rio Paraná em Querência do Norte, município situado no chamado Pantanal Paranaense, a RPPN Fazenda Santa Fé é exemplo da beleza e da biodiversidade que caracterizam a flora e a fauna regionais.

Para encanto dos visitantes, é comum avistar por lá araras e tucanos, entre muitas outras espécies.

Conservação e modernidade

 Cerca de 30% dos 2,4 mil hectares da propriedade que se estende sobre o solo arenoso, estão sob uma densa vegetação nativa. É a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma unidade de conservação criada por iniciativa de seus proprietários.

Em paralelo, a modernidade e o dinamismo fazem da Santa Fé um modelo empresarial que se sobressai pela diversificação de negócios e a produtividade das lavouras.  

Diversificação

 Pertencente desde 2003 ao Grupo Agroperes, da família Peres, sediada em Terra Boa (PR), a fazenda produz soja e milho com parte dessas culturas sob irrigação, mandioca e arroz, tendo adotado há anos o sistema de integração lavoura e pecuária (ILP).

Valdomiro Peres Júnior, o Carneirinho, recebeu o Rally Cocamar de Produtividade no dia 30/3 em companhia do filho Pedro, do sobrinho Thiago e do gerente Paulo Henrique Rodetz. O Rally estava acompanhado de uma equipe do programa RIC Rural, da RIC TV/Record, para uma reportagem especial.   

Gestão

 Sócio dos irmãos Valter e Abelardo, Carneirinho está diretamente envolvido na gestão, ao lado da geração de sucessores formada por Pedro e Thiago, respectivamente com 28 e 30 anos.

Engenheiros agrônomos, assim como Valter, os três conduzem os negócios com planejamento e visão de futuro. Juntos, eles decidem sobre investimentos e formas de aprimorar os resultados.

A irrigação

 “A família se dá muito bem e isso é fundamental”, afirma Carneirinho, ao salientar que Pedro e Thiago tiveram a iniciativa de realizar os estudos de viabilidade que, há alguns anos, levaram a Santa Fé a implantar duas estruturas de irrigação por pivô central.

Foi uma quebra de paradigma na região, o que elevou a produtividade dos grãos em pelo menos 20%.

Práticas sustentáveis

 A princípio, o solo de consistência arenosa – com média de 22% de teor de argila na propriedade – dificultaria o desenvolvimento da agricultura. Mas, práticas sustentáveis contínuas, como a rotação de culturas, somada a outras, garantem a cobertura de palha para proteção da camada superficial, o que faz a diferença.

Sob a palha, o solo é resguardado das altas temperaturas, preserva umidade, absorve a água da chuva sem risco de causar erosão e, de quebra, evita o surgimento de ervas de difícil controle. E, no subsolo, o intenso sistema radicular que é reforçado pelo plantio de aveia, milheto e braquiária, deixa também os seus benefícios.

Com tanta matéria orgânica, fator que contribui para o aparecimento de minhocas, o solo mantém um ambiente favorável ao desenvolvimento das lavouras.  

Sem parar

 Tendo água em abundância, a rotação inclui o cultivo de milho durante os períodos de verão e inverno e até mesmo de uma safra suplementar de soja, semeada em dezembro, quando a principal começa a entrar em fase de maturação.

“A irrigação tem a vantagem, ainda, de permitir uma melhor absorção de nutrientes por parte da planta”, observa Pedro, enquanto Thiago pontua que com esse recurso, não houve mais perdas acentuadas de produtividade.

Média

 A garantia de umidade, a adoção do manejo sustentável do solo e um acompanhamento técnico adequado, garantiram a média na última safra de 67,7 sacas por hectare – o equivalente, em alqueire paulista, a 164 sacas.

Em anos normais, para efeito de comparação, a média do município gira em torno de 50 sacas por hectare – 120 na medida em alqueire.

A assistência técnica fica a cargo do engenheiro agrônomo Rubens Adriano da Silva, da unidade local da Cocamar. “A família Peres é uma referência. Quando você pega uma região como a nossa, de clima muito quente, baixa altitude e solo com reduzido teor de argila, precisa ser tecnificado. E com a irrigação, eles deram um passo à frente”, afirma.

Sobre o Rally

 Em sua 11ª edição, o Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio da Corteva, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian e Nissan Bonsai Motors, com o apoio da Unicampo, Aprosoja/PR e Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados