Protecionismo dos ricos ameaça a paz, afirma Rodrigues

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A falta de abertura econômica dos países ricos e a globalização causam exclusão social e são uma ameaça à democracia e à paz ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, na abertura da XXV Reunião Ordinária do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Ribeirão Preto, na sexta-feira. Durante a solenidade, Rodrigues pediu empenho dos países latino-americanos na busca de soluções para a abertura do comércio dos países ricos. De acordo com Rodrigues, “Esses países podem pagar para não produzir, enquanto que os pobres produzem para pagar suas dívidas”.

1ª Reunião no Brasil - Esta é a primeira vez que o Comitê Executivo do IICA se reúne no Brasil. O encontro termina nesta segunda-feira (16), quando os participantes assistirão à abertura do Agrishow de Ribeirão Preto. O evento é a maior feira da América Latina do agronegócio e acontece entre os dias 16 e 21 de maio, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste.

A escolha de Lamy para a OMC – Após a solenidade de abertura da reunião do IICA, o ministro Roberto Rodrigues comentou a escolha de Pascal Lamy como novo diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC). Segundo ele, a escolha de Lamy representa avanço nas negociações internacionais, pois ele é um “homem de grande experiência no assunto” e terá condições de conduzir o processo com competência. O ministro disse ainda que Lamy “é um amigo do Brasil e esteve conosco em muitas ocasiões”. Ele lembrou que o novo diretor-geral da OMC defendeu o G-20 como instrumento de progresso nas negociações dentro da OMC e a expectativa agora, segundo Rodrigues, é de que ocorram bons avanços nessa área. Ele lamentou a retirada da candidatura do uruguaio Carlos Perez del Castilho ao cargo na OMC.

Conteúdos Relacionados