Programa Nascer Bem da Unimed Costa Oeste encerra mais uma edição com casa cheia e muita troca de experiências

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 60 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, participaram da mais recente edição do Programa Nascer Bem. Promovido pela Unimed Costa Oeste, de Toledo (PR), o projeto oferece encontros informativos para toda a comunidade com uma equipe multidisciplinar para orientar, acolher e fortalecer o cuidado com a gestante, o bebê e toda a família.

Ao longo dos encontros, os participantes têm contato com profissionais como médicos obstetras, pediatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e bombeiros. São momentos de aprendizado com informações práticas e atualizadas sobre o pré-natal, o parto e os cuidados nos primeiros dias de vida do bebê. 

Conhecimento e acolhimento

No último encontro, realizado no dia 12 de julho, o médico ginecologista e obstetra Ricardo Brito conduziu uma conversa leve e acolhedora, reforçando que o conhecimento técnico pode ser encontrado em muitos lugares, mas a tranquilidade emocional e o preparo consciente para viver cada etapa da gestação são diferenciais importantes.

“Foi uma conversa breve, mas muito importante. Eu trouxe conhecimento e leveza para os pais encararem o pré-natal de uma maneira mais tranquila, sem esquecer que exige cuidado e responsabilidade. Por que não transformar tudo isso em um momento bonito e especial? Cada gestação é única, é o bem mais precioso de um casal”, destacou Brito. 

Experiências compartilhadas

A sensação de acolhimento e aprendizado foi compartilhada pelos participantes. Bruna e Lucas Muniz de Almeida, pais de primeira viagem à espera de Jorge, comentaram que os conteúdos apresentados foram surpreendentes e fundamentais. “Para nós, tudo era novidade. Ter a oportunidade de conversar com bombeiro, pediatra, psicóloga e outros profissionais, trouxe muita informação nova. A gente sai do senso comum, daquele conhecimento popular que nem sempre é correto. No curso, tudo foi esclarecido. Isso dá mais confiança e previne acidentes. Eu, particularmente, me senti mais pai depois que fui. Ver outros casais, trocar experiências, ajuda a ‘cair a ficha’ de que não estamos sozinhos nessa”, relatou Lucas.

Bruna ainda destacou uma informação prática que chamou a atenção do casal: “Nem sabíamos que as consultas com o pediatra já começam antes do bebê nascer. Foi ali que entendemos isso e já vamos nos organizar para começar o acompanhamento ainda na gestação.”

Para Jaina Lunkes e Mauro Borgheti Júnior, que aguardam com alegria a vinda de Jonas, participar do Nascer Bem foi a realização de um desejo antigo. “Sempre sonhei em participar do Programa quando estivesse gestante. As palestras foram diversas, profundas e muito acolhedoras. Aprendi coisas que nem imaginava, como a importância de levar o bebê ao dentista ainda nos primeiros meses, o teste da linguinha, a fisioterapia pélvica... A fala do obstetra foi essencial, especialmente ao reforçar a importância da ultrassom morfológica do primeiro trimestre. O curso trouxe um equilíbrio muito bom entre o cuidado com o bebê e com a mãe, que também precisa de atenção física e emocional nesse período”, disse Jaina.

O Programa Nascer Bem é mais uma das iniciativas que refletem o compromisso da Unimed Costa Oeste com a promoção da saúde, o cuidado integral e a humanização do atendimento em todas as fases da vida. Aberto à comunidade, não é necessário ser cliente do plano de saúde para participar. A próxima edição será divulgada nas redes sociais da cooperativa e, mais uma vez, promete ser um espaço de acolhimento, aprendizado e conexão para quem está prestes a vivenciar a grande experiência de ser pai ou mãe. (Assessoria de Imprensa Unimed Costa Oeste)

{vsig}2024/noticias/07/18/unimed_costa_oeste/{/vsig}

Conteúdos Relacionados