Presidentes de associações de municípios elogiam a Cocamar por proposta de Rede Colaborativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“Trata-se de um projeto inovador e todos precisam aderir, pois só se tem a ganhar com isso”, afirma o presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e prefeito de Itaguajé, Crisógono Júnior, o Juninho, a respeito da proposta da Cocamar Cooperativa Agroindustrial de criar uma rede colaborativa inédita no país para implantar um avançado sistema de previsão climática.
Cooperação
Juninho esteve na quarta-feira (24/07) na sede da Cocamar em Maringá, onde foi formalizado um termo de cooperação com a presença também de outros dois presidentes de associações de municípios: Júlio Leite, da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Estado do Paraná), e Agnaldo Trevisan, da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná). Ao todo, essas entidades compreendem 60 municípios e uma área de 16,5 mil quilômetros quadrados.
Ajuda o campo
De acordo com Juninho, contar com um sistema mais preciso voltado ao monitoramento climático, ajudará a gestão municipal a orientar os produtores locais em relação ao planejamento de suas safras, para que aproveitem os períodos mais propícios, por exemplo, para fazerem a semeadura, ou uma operação de pulverização. Para isso, as informações e banco de imagens, atualizáveis a cada 15 minutos, ficarão disponíveis no site da prefeitura e poderão ser acompanhadas por meio de um aplicativo.
Além de gerar benefícios aos produtores, o sistema será útil também para a programação de obras das prefeituras e, em especial, à defesa civil, que poderá emitir alertas à população quando da iminência de fenômenos meteorológicos extremos.
Por sua vez, o presidente da Amunpar, Júlio Leite, que é prefeito de Terra Rica, destaca: essa ferramenta vai ser importante, também, para orientar o turismo, especialmente nas praias de água doce do Rio Paraná. E lembra que seu município, onde estão localizados os Três Morrinhos, é a principal referência do estado em voo livre, com competições que reúnem participantes de várias regiões. “Vamos poder organizar os eventos com base nas tendências climáticas”, diz.
Serviços avançados
A Cocamar já trabalha há cinco anos com serviços avançados de pós-processamento de dados de previsão do tempo e possui uma rede com 55 estações meteorológicas instaladas em propriedades de produtores cooperados e espalhadas por várias regiões.
A isso foi somada uma tecnologia suíça de pós processamento dos dados coletados nas estações, fornecida pela Meteoblue, que permite alcançar índices de assertividade superiores a 80% nos prognósticos de curto prazo. Além de ser atualizado a cada 15 minutos, o sistema infere positivamente nos cálculos de previsão de até 14 dias.
Inédito no Brasil
Segundo o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, “não se trata de um serviço meteorológico comum e, sim, a implantação de uma sofisticada estrutura ainda não existente no Brasil e na América Latina, capaz de elevar o nível de informações nessa área a um novo patamar”. A expectativa é que, com a adesão das associações, o serviço esteja 100% ativo em setembro, mês em que inicia a semeadura da próxima safra de verão, e antes do período de chuvas normalmente mais intensas.
"Vamos levar essa ideia para outras cooperativas, por meio da Ocepar, bem como para empresas e autoridades estaduais", completa Higino. (Assessoria de Imprensa Cocamar)