Presidente da ACI mostra-se surpreso com o Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ivano Barberini, visitou a sede da OCB em Brasília na última sexta-feira, onde foi recebido pelo presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas, por conselheiros e presidentes de Unidades Estaduais e pelo grupo gerencial. Além da Capital Federal, Barberini também esteve no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Durante rápida entrevista, o presidente da ACI demonstrou sua surpresa com o desenvolvimento do Cooperativismo no Brasil e diz que leva à Itália, onde reside, uma visão muito positiva do país. "Vi coisas eficientes, como por exemplo as cooperativas no Rio Grande do Sul. Lá pude ver com meus próprios olhos eficiência e produtividade. E ao mesmo tempo um grande espírito cooperativo”. Barberini, que participou, no Rio Grande do Sul, de solenidades alusivas aos 100 Anos do Cooperativismo de Crédito, elogiou o espírito cooperativista e a eficiência empresarial do setor.

Competição e identidade - Barberini também traçou um cenário do Cooperativismo mundial e afirmou que dois são os desafios: a competição das cooperativas em um mercado global, cada vez mais disputado, e a preservação da identidade, da filosofia cooperativista. "É preciso encarar a crise que o mundo vive hoje em dia como uma grande oportunidade para o movimento cooperativo, porque o Cooperativismo é muito moderno e possui uma grande capacidade de compreensão e de gestão das complexidades da sociedade moderna." O presidente da ACI lembrou ainda que hoje é preciso equilibrar o desenvolvimento econômico e a coesão social. Liberdade e segurança precisam ser conjugados, segundo ele. "O desenvolvimento econômico depende diretamente da coesão social que existe em uma sociedade e o movimento cooperativo já está acostumado a gerenciar todas essas questões", enfatizou.

Alegria por Rodrigues - Barberini fez questão de expressar sua alegria pela nomeação de Roberto Rodrigues ao Ministério da Agricultura, a quem sucedeu na presidência da ACI. Barberini tomou posse na presidente da instituição em outubro do ano passado, durante congresso da entidade em Seul, na Coréia do Sul. Recentemente ele deixou a presidência da Legacoop - uma das maiores confederações de cooperativas agrícolas, de trabalho, consumo e de crédito italianas - para se dedicar exclusivamente à ACI. Fundada em Londres em 1895, a entidade é a maior organização não-governamental do mundo, com cerca de 950 milhões de associados espalhados por mais de 100 países de todos os continentes.

Conteúdos Relacionados