PESQUISA: Tecnologia da Embrapa evita prejuízos por pragas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O avanço tecnológico no setor agropecuário já permite utilizar previsões de tempo e clima para prever risco de pragas em plantas. Conhecido como Sistema de Previsão de Risco de Epidemias de Doenças e Plantas (Sisalert), o projeto foi elaborado para evitar prejuízos por pragas em 13 culturas nas diferentes regiões do País. O trabalho está sendo apresentado na Expointer 2009, na Casa da Tecnologia do Ministério da Agricultura. A exposição segue até o próximo dia 6, em Esteio / RS.

Plataforma - Segundo o coordenador do projeto, José Maurício Fernandes, o Sisalert é uma plataforma que coleta dados meteorológicos, processa as informações para simulação de riscos de epidemias e distribui o alerta aos usuários. "As pragas de plantas são dependentes do clima. O sistema permite acompanhar as condições do tempo para prever os momentos de maior risco e orientar a aplicação racional de produtos químicos", explica o pesquisador.

Prática - A maçã foi a primeira experiência de uso do Sisalert. Em execução há seis anos, o sistema é utilizado para previsão de cinco pragas, trazendo bons resultados na "sarna da macieira", principal fator de desvalorização das frutas. No controle de pragas do trigo e da cevada, o sistema está em uso há dois anos.

Resultados - Os resultados obtidos com o trigo e a maçã permitiram expandir a metodologia para outras culturas, atendendo também citros, morango, pêssego, uva, tomate, batata, café e arroz. A ferramenta também está em estudo para auxiliar na tomada de decisão para o combate a ferrugem asiática da soja.  Para receber as informações sobre alertas de pragas geradas pelo Sisalert, o usuário deve se cadastrar, gratuitamente, no site http://sisalert.com.br. (Mapa, com informações da Embrapa)

Conteúdos Relacionados