Palestra oferecida pelo Sistema Ocepar destaca práticas que levam à inteligência emocional

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A inteligência emocional (IE) como diferencial entre lideranças mais bem-preparadas foi tema de uma palestra online oferecida pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR e com a parceria da Fecoopar a lideranças cooperativistas, nessa quinta-feira (16/10). Com a presença de 151 representantes de cooperativas, a psicóloga pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Terezinha de Lourdes Siqueira Toscani, apresentou conceitos sobre o tema, mostrou como os ambientes de trabalho podem ter ganhos com o aprimoramento da IE na gestão e ainda apresentou estratégias para desenvolver a habilidade.  

De acordo com a especialista, há cinco pilares que permeiam e consolidam a IE: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais. Combinadas, essas práticas integram o conceito da inteligência emocional, que é a capacidade de identificar, entender, gerenciar e usar as emoções de forma construtiva. “Em momentos de grande pressão, você tende a ser mais impaciente ou reativo. Com autoconhecimento do que gera gatilho e compreendendo minhas emoções é mais simples enfrentar esses momentos com autocontrole”, exemplificou. 

Para mostrar a relevância do tema no ambiente de trabalho, ela destacou algumas competências conquistadas a partir da IE, como comunicar eficazmente, resolver conflitos, construir relacionamentos, tomar decisões sob pressão e adaptar-se a mudanças. “Para um feedback para um colaborador, por exemplo, é fundamental que a conversa seja privada, sem expor vulnerabilidades, criando, assim, possibilidades reais de mudança e evolução”, afirmou.  

Os aspectos negativos de ambientes onde não há inteligência emocional também foram explorados pela psicóloga, que destacou os conflitos frequentes e baixa produtividade, e, em um nível mais amplo e profundo, cultura organizacional tóxica e decisões empresariais prejudicadas. 

Como estratégias para conquistar inteligência emocional, Terezinha Toscani incentivou práticas de gestão de estresse - como mindfulness e meditação, técnicas de respiração e identificação de gatilhos emocionais – e estratégias para o desenvolvimento de empatia e habilidades sociais – como escuta ativa, colocar-se no lugar do outro, comunicação assertiva e habilidade em negociar conflitos. “Sempre se falou muito em Quociente de Inteligência, o QI. Com a evolução dos conceitos e métodos de gestão, podemos dizer que o QI abre portas e que a IE define o sucesso”, avaliou Toscani. 

A palestra Inteligência Emocional integra o conjunto de ações voltadas ao cumprimento da Norma Regulamentadora 1 (NR-01), que exige que as empresas gerenciem riscos psicossociais. A ação está também conectada aos projetos 8 – Desenvolvimento de Líderes – e 12 – Perfil dos Profissionais do Futuro - do Plano Paraná Cooperativo (PRC300). 

A palestra terá ainda uma nova turma online, no dia 30 de outubro, às 9h. 

 

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