OPINIÃO: Semana começa com frio, geada e problemas para o milho e o trigo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O inverno começa oficialmente às 21 horas do dia 20 de junho, próxima sexta-feira. Mas o frio já chegou e nos deixou uma amostra das tendências das temperaturas para a próxima estação. A semana começou com a chegada de uma massa de ar polar de forte intensidade, ao Centro-Sul do Brasil, provocando acentuada queda nas temperaturas. As geadas das últimas madrugadas deixaram prejuízos significativos, principalmente para as lavouras de milho safrinha no Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. O frio ainda continua no decorrer desta semana, porém, com menor intensidade.

O atraso na colheita de soja da última safra acarretou um atraso no plantio das lavouras de milho safrinha. Portanto, a grande maioria destas culturas encontra-se em pleno desenvolvimento vegetativo e ainda muito suscetível aos efeitos das geadas. Preocupação também com o trgio. Parte do cereal plantado mais cedo (abril), que encontra-se em fase crítica de desenvolvimento, foi atingido, em especial no Oeste do Paraná. Por outro lado, as precipitações das últimas semanas mantiveram-se acima da média, proporcionando excelentes condições hídricas no solo, para o bom desenvolvimento das lavouras.

No decorrer desta semana, o tempo se mantém estável, com predomínio de sol em todo o Paraná, as temperaturas voltam a subir gradativamente, mas ainda se mantêm baixas para a época do ano. Previsão de mais chuva somente no final desta semana. Para meados da próxima semana, há previsão da chegada de mais uma massa de ar polar de forte intensidade, que deve provocar mais uma acentuada queda nas temperaturas, com chance de formação de geadas, principalmente no Centro-sul e Oeste do Paraná.

Os prognósticos climáticos de longo prazo continuam indicando que as temperaturas devem permanecer abaixo da média, no decorrer deste inverno, para o Sul do Brasil. Estes mesmos prognósticos indicam precipitações com distribuição irregular e abaixo da média para os próximos meses.

Quanto ao fenômeno climático "La Nina", que vem influenciando nosso clima nos últimos meses, vem diminuindo sua intensidade no Oceano Pacífico Equatorial. Os prognósticos indicam o desaparecimento do "La Nina", para os próximos meses. Ontem, no município de General Carneiro, Centro-Sul do Paraná, os termômetros registraram -5,7°C (negativo) no abrigo. Na relva, nível da lavoura, algo próximo de -10°C. Em Curitiba, na relva, -4,6°. Foi a madrugada mais fria do ano no estado. Para hoje, a previsão era de mais geada.

Luiz Renato Lazinski, meteorologista do INMET

(Publicado em 17/06/2008,  no suplemento Caminhos do Campo, da Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados