OPERAÇÃO SAFRA QUER REDUZIR FILAS NO PORTO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A Secretaria dos Transportes está preparando a Operação Safra 2002. O objetivo é reduzir a fila de caminhões na BR-277 com o início do escoamento de produtos agrícolas pelo Porto de Paranaguá. As ações vão envolver a pasta dos Transportes e também as secretarias de Agricultura, Segurança Pública e Saúde. Nesta semana, cada um dos secretários apresentou as medidas que podem ser adotadas isoladamente por cada pasta. A intenção, segundo o secretário Wilson Justus, dos Transportes, é avaliar as propostas de cada área e a partir delas estabelecer as diretrizes conjuntas da operação.

Diagnóstico - A Operação Safra foi realizada no ano passado. O trabalho resultou em um diagnóstico técnico das causas das filas e aponta as soluções para as filas. Com este trabalho, a Secretaria de Transportes, através da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), e do DER, adotou medidas como a ampliação da capacidade do pátio de triagem; construção de muro; contratação de vigilância privada para aumentar a segurança no porto; elaboração de projeto de recuperação das vias de acesso ao porto e disponibilização de um software para auxiliar no gerenciamento das remessas de carga aos terminais.

Unir esforços - O secretário da Agricultura, Deni Schwartz, disse que o momento é de unir esforços e apoiar as ações das demais pastas. Como medidas imediatas, Deni está concentrando seu trabalho na fiscalização de produtos transgênicos e segregados. Entretanto, acredita que num futuro próximo a ordem será um maior planejamento econômico do Estado, através da ampla discussão do perfil paranaense, ainda voltado para as exportações de produtos primários. Além dos secretários dos Transportes, Wilson Justus; da Saúde; Luiz Carlos Sobânia; da Agricultura, Deni Shwartz, e da Segurança Pública, José Tavares também participaram da reunião o Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Osíris Guimarães, diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Ferroeste e representantes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Conteúdos Relacionados