NOVA PRODUTIVA: Professores são capacitados na Oficina do Cooperjovem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre os dias 27 e 30 de abril, os analistas de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Fernando José Mendes e Vanessa Christófoli de Castro, ministraram a Oficina de Multiplicadores para as professoras, coordenadoras, funcionárias da cooperativa Nova Produtiva e diretoras das escolas municipais de Astorga. O evento foi realizado na sede da Nova Produtiva, em Astorga, com o apoio da Cooperativa, Secretaria de Educação e Sescoop/PR.       

Nova Produtiva - Para o presidente da Nova Produtiva, Tácito Octaviano Barduzzi Júnior, "o projeto Cooperjovem atende a uma grande necessidade da nossa cooperativa proporcionando a formação de uma cultura cooperativista por meio da educação de crianças e jovens, na qual serão nossos futuros colaboradores e cooperados". Júnior também ministrou uma palestra sobre ações realizadas pelo setor de cooperativismo da cooperativa e sua importância para os cooperados e a comunidade.

Educação - Segundo a Coordenadora do Programa Cooperjovem no Estado do Paraná, Vanessa C. de Castro, "o Cooperjovem é um programa de educação continuada que nos trará grandes resultados. A idéia da cooperação passará a ser prática viva na escola, pois nosso objetivo é propiciar uma vivência cooperativa na escola, que pelo exemplo atingirá outros ambientes, como o familiar". Para Vilma Maria Spinella de Almeida, que é Coordenadora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação de Astorga-PR, o programa preenche uma lacuna, devido à falta de cooperativismo existente nas escolas dos distritos. "Propomos aos diretores a adoção do programa e eles se empolgaram e aceitaram prontamente a idéia. O envolvimento dos profissionais do Sescoop/PR com as professoras chama muito a atenção, sem contar o empenho da Nova Produtiva. Esse é o primeiro projeto que os professores foram convidados a fazer parte, daí a prontidão em querer participar e fazer bem feito, já que não é algo imposto", ressaltou.

Números - O Cooperjovem já atendeu mais de 1,2 mil escolas, 9 mil professores e 279 mil alunos. No Paraná participaram no Programa Cooperjovem 22.130 alunos, 887 educadores e 301 escolas, nos sete anos de atividade, de acordo com dados de dezembro de 2008. "É importante preparar as futuras gerações para o cooperativismo e a sucessão das atividades, ensinando desde cedo os valores e princípios do cooperativismo: cooperação, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade, ajuda mútua e objetivos comuns. E o Cooperjovem, com o apoio das cooperativas parceiras, vem desempenhando bem seu papel", frisa Fernando.

 

Projeto Piloto - Ainda de acordo com ele, o evento atingiu resultados positivos, pois existe a parceria entre a cooperativa, o Sescoop PR, as escolas, a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal. "Todos estão empenhados na implantação do programa em três escolas de educação infantil e ensino fundamental do município: João Daniel Machado Benetti, João Freire de Carvalho e Escola Alberto Bonini", disse. "As professoras avaliaram muito bem o treinamento, pois foi construído com trocas de experiências, envolvimento da turma, participação ativa e interesse no aprendizado. Concluímos com sucesso a capacitação e agradecemos a todos os envolvidos pela oportunidade. Notamos que, ao final, elas estavam motivadas, valorizadas, cheias de idéias novas, dispostas a encarar os desafios e preparadas para multiplicar os ensinamentos sobre cooperativismo e desenvolver ações do Cooperjovem nas escolas", completou Fernando.

Conteúdos Relacionados