NOTA DE PESAR: Ocepar lamenta falecimento de diretor da Coaprocor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

nota pesar 01 04 2021Faleceu nesta terça-feira (30/03) o diretor da Coaprocor (Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região), João Batista Campos. Cooperado desde a fundação, em 2009, ele participou de diversos momentos importantes para a consolidação da cooperativa e era o responsável pela preparação das sementes de maracujá da Coaprocor e do projeto de folha de aroeira, que fornecem matéria-prima para a indústria de cosméticos Natura, parceira estratégica dos negócios da cooperativa. João lutava, há cerca de um ano, contra um câncer de fígado. Tinha 54 anos e deixa esposa e dois filhos. O Sistema Ocepar lamenta o falecimento do líder cooperativista.

Superação - Em 2014, a reportagem da Revista Paraná Cooperativo contou a história de superação dos pequenos produtores de Corumbataí do Sul, que superaram dificuldades por meio do cooperativismo e da diversificação produtiva. João Batista Campos foi um dos agricultores entrevistados e relatou a experiência de diversificar a produção com a fruticultura, para amenizar os problemas que estavam tendo com a cultura cafeeira. “Reaproveitei a estrutura do café, só que agora adaptada para a secagem de sementes de maracujá. No começo havia certa dúvida por ser uma novidade. Mas eu tentei e deu certo”, disse à reportagem.

ONU - Em 2015, a matéria sobre a Coaprocor foi premiada com o 2º lugar no Prêmio FAO de Jornalismo sobre Agricultura Familiar. No ano seguinte, a ONU escolheu duas imagens da reportagem, feitas pelo jornalista e fotógrafo Ricardo Rossi, para compor a exposição “Cooperativas: O poder de agir para um futuro sustentável”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Uma das fotos retratava João Batista Campos, com as sementes de maracujá em suas mãos, mostrando os resultados da secagem e reaproveitamento do produto, destinado à fabricação de cosméticos.

 

 

Conteúdos Relacionados