Na Ficafé, cooperativa Capal aborda o manejo pós-colheita, qualidade e exigências do mercado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Capal Cooperativa Agroindustrial marca presença na 18ª edição da Ficafé - Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, realizada na última semana no município de Jacarezinho (PR). O evento, que acontece simultaneamente à Feira Sabores - Norte Pioneiro do Paraná, é considerado a maior vitrine de inovação em cafeicultura e em produtos especiais locais e certificados. Neste ano, o espaço foi preenchido por 45 expositores, entre produtores rurais, empresas do agronegócio e parceiros institucionais.
O cooperado da Capal, Gentil Buzzetti, associado à Unidade de Ibaiti/PR, prestigiou os painéis e comentou que foi esclarecedor saber mais sobre as cultivares e as tecnologias que amparam os cafeicultores no campo. “A experiência de participar da Ficafé é sempre espetacular por todos os aprendizados sobre a cafeicultura. As palestras têm informações muito úteis para serem aplicadas na propriedade, orienta bem a gente com o objetivo de termos maior produtividade e benefícios econômicos com a safra”.
Além do estande movimentado, a cooperativa também participou de um painel intitulado “Pós-colheita do café”. Na ocasião, o coordenador de Negócio Café da Capal, Newton Openheimer , dividiu o espaço com o cafeicultor local Luiz Saldanha, proprietário da Fazenda Califórnia e também cooperado Capal, para explorarem o tema.
Newton afirma que, além do manejo pós-colheita e da qualidade do café, também foi importante apresentar ao público um entendimento de como o mercado tem se comportado sobre a demanda.
“A ideia central é conscientizar cada vez mais o produtor de café para que utilize os princípios voltados à produção e esteja apto para extrair a melhor qualidade possível dentro do potencial expressado na safra. A remuneração é atrelada à qualidade do grão, então a ideia é fazer com que seja cada vez mais rentável, porque independentemente do mercado, é sempre mais fácil comercializar uma qualidade superior”, explica.
A vasta programação da Ficafé contou com palestras e workshops mediadas por especialistas do ramo que compartilharam conteúdos técnicos, além de cases de sucesso da região, leilões, minicursos, exposições e o tradicional concurso de cafés especiais. O evento reuniu milhares de visitantes entre produtores rurais, estudantes, empresários, investidores e lideranças interessados em conhecer as principais tendências do agronegócio.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Com 65 anos de história, a Capal conta atualmente com mais de 3,8 mil produtores associados. A área assistida ultrapassa 178 mil hectares, abrangendo 82 municípios nos estados do Paraná e de São Paulo. Com 23 unidades de negócio e uma cadeia agrícola diversificada, a cooperativa recebe 740 mil toneladas de grãos por ano – com destaque para soja, milho, trigo e cevada –, produz 226 mil toneladas de ração anualmente e comercializa 12 milhões de litros de leite por mês, além de 34 mil toneladas de suínos por ano. A cafeicultura vem ganhando relevância nas atividades, com comercialização que ultrapassou 1 milhão de sacas de café em 2025. Guiada pelo propósito de unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor, a Capal desenvolve suas atividades com base nos princípios do cooperativismo. (Assessoria de Imprensa Capal)
FOTOS: Elisabete Luciana de Paula e Andriele dos Anjos