MÍDIA COOPERATIVA:Rentabilidade com a laranja anima produtores, destaca jornal da Integrada

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cultivar pomares de laranja tem sido uma ótima opção de renda para pequenos e médios produtores de Cornélio Procópio, região Norte do Estado. A importância da cultura para a região mereceu destaque no Jornal da Integrada, edição de novembro, que mostrou o entusiasmo dos produtores com a rentabilidade de seus laranjais, que pode passar de R$ 6 mil por hectare. Tendo o clima como aliado, a laranja chega a ter uma rentabilidade 10 vezes maior do que a produção de cereais. Com a queda da produção norte-americana, atormentada regularmente pela incidência de furacões, a cultura ganhou em atratividade e se tornou uma ótima opção de diversificação para médios e pequenos produtores.

Projeto Sucos - Dê olho nesse mercado, a Integrada, por meio do Projeto Sucos, que prevê investimentos na ordem de R$ 35 milhões, está incentivando a implantação de pomares de laranja entre seus associados. Mais de 500 mil mudas, cumprindo a primeira etapa do projeto, já estão garantidas. "Viabilizaremos a indústria com a consolidação dos pomares, que serão a base da rentabilidade de nossos cooperados", destaca o diretor Sérgio Otaguiri. Um dos grandes objetivos da Integrada com o Projeto Sucos é assegurar aos associados da cooperativa uma opção de diversificação de renda, já que o lucro das culturas tradicionais está cada vez mais associado à produção em escala.

Outros destaques - A edição de novembro do Jornal da Integrada destaca ainda os melhores momentos do Projeto Plante um Sorriso, já tradicional no calendário de eventos da cooperativa, que beneficia por meio de doações, milhares de crianças carentes de várias regiões do Estado.

Safrinha - O Jornal traz ainda matéria sobre o recebimento da safrinha que, apesar dos problemas climáticos, superou a previsão orçamentária feita no início do ano. De acordo com balanço de safra, divulgado em novembro, a Integrada recebeu 5,6 milhões de sacas de milho. Este volume representa 420 mil sacas além do que foi inicialmente previsto. O milho 2.ª safra representa cerca de 70% do total de milho recebido pela cooperativa.

Conteúdos Relacionados