MÍDIA COOPERATIVA: Informativo Copagra traz a história do arroz no mundo e no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Originário da Ásia, o arroz teve seu cultivo iniciado possivelmente na Índia, há cerca de 5 mil anos. Por isso, o cultivo de arroz é considerado um dos mais antigos da humanidade. A história do cereal foi assunto em destaque na última edição do Informativo da Copagra, que ainda trouxe informações sobre produção, mercado e plantio. O arroz é o segundo cereal mais produzido do mundo, com cerca de 630 milhões de toneladas, em uma área de 150 milhões de hectares. Perde apenas para o milho, que tem produção mundial de mais de 770 milhões de toneladas.

Noroeste do PR - No início dos anos 50, os agricultores da região do Noroeste do Paraná, área de ação da Copagra, cultivavam o arroz somente para subsistência. Apenas na década de 70 é que se iniciou a exploração da cultura como atividade comercial, abrangendo os municípios de Querência do Norte (município com maior produção no estado), Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná e Amaporã, totalizando aproximadamente 13.500 hectares de arroz irrigado, com produção de 80.500 toneladas, o que representa 65% de todo o arroz produzido no Paraná.

Cooperativa - A Copagra iniciou o recebimento do cereal em 1978. Este ano, os seus 220 cooperados produtores entregarão mais de 12 mil toneladas de arroz à Unidade Operacional da cooperativa em Querência do Norte. Após a classificação e secagem, o arroz é armazenado e, oportunamente, comercializado. A Unidade conta com uma capacidade de armazenamento de 9.200 toneladas à granel e mais 155 mil ensacadas.

Máquina de arroz - O presidente da Copagra, Miguel Rubens Tranin, conta que a cooperativa irá inaugurar, ainda este ano, uma Máquina de Beneficiamento e Empacotamento de arroz em Querência do Norte, atendendo assim a uma antiga reivindicação dos produtores associados da região. O investimento total será de aproximadamente R$ 600.000,00. A capacidade da máquina será de beneficiamento de 200 sacas de arroz por dia. Ao ano, serão empacotados 35 mil pacotes de arroz de 5 kg. "Agregar valor à produção do cooperado é um dos papéis da Copagra e o rizicultor da cooperativa terá, além disso, maior segurança no depósito e condições de comercializar a sua safra quando conveniente ou que melhor remunere o arroz depositado", disse Tranin.

Conteúdos Relacionados