MÍDIA COOPERATIVA II: Mercado de carne suína aquecido traz bons resultados

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O aquecimento do mercado de carne suína e os bons resultados ganharam destaque na última edição da Revista da Frimesa. Segundo a reportagem, feita pela jornalista Elis D´Alessandro, depois de dois anos de crise, os suinocultores paranaenses estão otimistas com a recuperação de preços, o crescimento e a abertura de oportunidades. "O setor passa pela melhor fase dos últimos 30 meses", diz o suinocutor Ademir Beathalter. Integrado das Cooperativas Lar e Frimesa, ele afirma que o sistema de parceria amenizou os reflexos da perda de mercado. Em dezembro de 2005, o embargo à carne suína paranaense, o aumento dos custos de produção (principalmente com relação ao milho e ao farelo de soja) e as questões sanitárias fizeram os preços despencar, prejudicando os suinocultores e as indústrias de todo o estado. Agora, com a demanda mundial de carne suína aquecida somada à oferta regular, a atividade voltou a crescer. A média atual que o mercado paga para as integradoras é de R$ 2,50 pelo quilo do suíno vivo, mais bonificação. Um cenário bem diferente do ano passado, quando se recebia R$ 1,50 em alguns casos; como produtores independentes o valor chegou a R$ 1,20. Já a Frimesa repassou aos produtores integrados o valor médio de R$ 1,76, acima do registrado no mercado.

Corrida do Porco - A má fase vivenciada pelo mercado suíno foi registrada com protesto. A ASMS (Asociação dos Suinocultores de Medianeira e Serranópolis do Iguaçu) não realizou, em 2007, a Corrida do Pordo. O evento vinha acontecendo rigorosamente desde 1996 como forma de divulgar o consumo da carne suína. Este ano porém, o evento voltou a acontecer  e reuniu, no dia 17 de agosto, mais de cinco mil pessoas em Medianeira. Idealizada pela AMSM, a competição criada a partir de uma brincadeira, tem motivos sérios: divulgar o consumo da carne suína. Por isso, juntamente com a Corrida, aconteceu o "Festival da Carne Suína". Os eventos agregaram ainda duas palestras e dois cursos: um de cortes para açougueiros de supermercados e outro para merendeiras escolares, com o objetivo de incluir carne suína na refeição das crianças nas escolas.

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