MÍDIA COOPERATIVA I: Agricultura em foco na Castrolanda

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A terceira edição da série especial do Castrolanda Notícias - Retratos da Castrolanda destaca a estrutura da Cadeia de Cereais da Cooperativa e os rumos para os próximos anos com a nova gestão. Segundo o diretor presidente Frans Borg, a agricultura movimenta mais de 50% de faturamento da Castrolanda, com fortes investimentos em infra-estrutura para recepção e beneficiamento em a armazenagem das safras, principalmente, nos últimos 5 anos e tem registrado um expressivo crescimento. Tudo isso, fez a Cooperativa mudar neste ano a estrutura do setor, buscando mais profissionalização dentro da cadeia agrícola para poder atender os anseios dos produtores de uma forma mais objetiva e rápida.

Desafio - Em entrevista para o Castrolanda Notícias, o engenheiro agrônomo Márcio Copacheski, ressalta que a profissionalização do setor é fundamental para os produtores. Desde outubro à frente da Cadeia de Cereais da Cooperativa, Copacheski propõe novos desafios tanto para a Cooperativa quanto para os cooperados. Segundo ele, a mudança na gerência da cadeia de cereais vem paralelamente à mudança em toda a estrutura organizacional do setor. "A agricultura constantemente se moderniza e muda e as empresas do setor devem acompanhar esse ritmo para que essas mudanças sejam estruturadas e de longo prazo", diz.  

Mudanças - O Castrolanda Notícias também destaca que para acompanhar as exigências de mercado, o setor de recepção, secagem e armazenamento de cereais passa por um processo de mudanças. As estruturas que a Cooperativa têm hoje foram projetadas inicialmente para o recebimento de produtos com um único padrão mundialmente aceito. Mas atualmente, principalmente na área de alimentação humana, é necessário ter estruturas flexíveis e adaptadas para receber variantes de um produto. "Este trabalho é o início da idéia de segregação, ou seja, a adaptação de produtos vindos de lavouras e dos processos de certificação para a aceitação do mercado internacional", afirma o gerente de cereais, Márcio Copacheski. Para o gerente, este é um trabalho a ser realizado a longo prazo, mas com ações imediatas. 

Conteúdos Relacionados