Maltaria Campos Gerais conquista certificação FSSC 22000

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agraria 14 11 2025A Maltaria Campos Gerais, inaugurada em junho de 2024, conquistou no último mês de setembro a certificação FSSC 22000 (Food Safety System Certification). Reconhecida internacionalmente, ela engloba requisitos necessários para o sistema de gestão de segurança de alimentos.

Os controles começam na chegada da matéria-prima à fábrica e se estendem até a expedição do produto para os clientes. A certificação é válida por três anos, contudo, a cada 12 meses a Maltaria passará por uma auditoria de manutenção, realizada por um agente externo.

A Agrária Grits e Flakes, a Agrária Farinhas e a Agrária Malte já obtiveram a certificação FSSC 22000. A experiência na certificação contribuiu para que os processos internos da Maltaria Campos Gerais fossem planejados com foco na diminuição de riscos. “Quando a Maltaria ainda estava em construção, desenhamos os processos de uma maneira que pudéssemos mitigar qualquer tipo de contaminação nos produtos. Já com a fábrica em funcionamento, revisitamos todos eles”, revela Lídia Sabbi, especialista do departamento de Gestão da Qualidade.

Por se tratar da primeira certificação da Maltaria Campos Gerais na FSSC 22000, a auditoria com o agente externo aconteceu em duas etapas. A primeira delas ocorreu no mês de julho e serviu para que o auditor elaborasse um diagnóstico da indústria e indicasse pontos de melhoria. A segunda etapa aconteceu 28 dias mais tarde e definiu a conquista da certificação.

De acordo com Amanda Cintra da Silva e Kathyn Dalcol, analistas de Qualidade Assegurada na Maltaria Campos Gerais, as ações de promoção da cultura de segurança de alimentos realizadas na unidade industrial vão além dos preparativos para a auditoria da certificação. O trabalho segue em vários formatos: atividades do Programa Alimento Seguro, treinamentos e Kaizens desenvolvidos pelos setores são alguns exemplos. “A certificação FSSC 22000 é um marco muito significativo pra todos nós, porque sabemos o quão importante a segurança dos alimentos é para a organização. Ela reflete a cooperação, comprometimento e dedicação de cada área, mostrando que quando trabalhamos juntos somos capazes de alcançar grandes resultados”, avalia Kathyn Dalcol.   

Para Vilmar Schüssler, gerente da Maltaria Campos Gerais, a certificação FSSC 22000 fortalece o compromisso da unidade industrial em trabalhar com excelência para oferecer ao mercado produtos de qualidade. “Essa conquista está em plena sintonia com o nosso planejamento estratégico e com os valores que nos orientam, reforçando o compromisso com a qualidade, a segurança e a confiança que nossos clientes e parceiros depositam em nós”, afirma. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados