LAR: Presidente da cooperativa acompanha visita de secretários de Estado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cumprindo extensa agenda na região oeste do Estado, esteve em Medianeira, no último dia 17 de junho, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Erikson Camargo Chandoha. Ele participou da inauguração da nova sede da Emater e Seab, na Avenida Soledade 1640, agora ocupando um local que anteriormente era da Receita Estadual, com trabalhos centralizados em municípios como Foz do Iguaçu e Cascavel. "Ficamos felizes por poder atender os produtores rurais neste amplo espaço. A demanda vai crescer e vamos supri-la também com novas contratações de profissionais como engenheiros agrônomos e veterinários e, com certeza, Medianeira também será contemplada", disse o secretário Chandoha.

Presenças - O evento foi prestigiado pelo chefe regional da Seab de Cascavel, Carlos Roberto Strapasson; chefe regional da Emater, Paulo Roberto Tasqueto; diretor técnico da Emater, Ademir Rodrigues; responsável pelo escritório da Emater de Medianeira, Egidio Gotardo; diretores executivos da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues e Urbano Frey;  gerente comercial daLar, Mário Balk;  engenheiro agrônomo da  Lar, Vitor Hugo Zanella, e a equipe técnica da Emater e Seab de Medianeira, Missal e Matelândia.           

Meio ambiente - No mesmo dia, também esteve em Medianeira o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, que, juntamente com representantes do município, visitou o aterro sanitário e o viveiro municipal. Da comitiva estadual participaram o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Volnei Bisognin; o pesidente do Instituto das Águas do Paraná, Jorge Lech Samek; o chefe Regional do IAP de Foz do Iguaçu, Irineu Ribeiro, e o chefe regional do IAP de Toledo, Adir Parizotto. Este ato foi ainda prestigiado pelo diretor presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, e do Gestor Ambiental na Cooperativa, Anberto Rodrigues do Passo Neto. "Viemos aqui, agradecer pessoalmente a presença de todas as autoridades, em especial do presidente do Instituto Ambiental do Paraná, José Volnei Bisognin, pois ele tem colaborado em muito para o desenvolvimento dos projetos ambientais da Cooperativa Lar", relatou Irineo da Costa Rodrigues.

Maioridade ambiental - "Medianeira é um município que já tem a sua maioridade ambiental, pela forma que cuida das suas águas, dos resíduos, esgoto e aterro sanitário, igualmente do viveiro municipal. Percebemos que, em termos de manejo e gestão, servem de exemplos para algumas cidades. Estamos aqui também para ouvir as novas demandas do município, para que haja o pronto atendimento", ressaltou o secretário estadual de Meio Ambiente, após a visita ao aterro sanitário e ao viveiro municipal.

Código Florestal - Questionado sobre a redação do Código Florestal, deixou claro que é preciso modificá-lo, pois o atual data de 1965 e, neste tempo, os processos produtivos mudaram bastante. É preciso então que as questões ambientais e questões agrícolas, andem de uma forma conjunta para a garantia mútua.  "Um único código para o país todo, fica complexo, face às diferenças regionais que nós temos. A reserva legal e a áreas de preservação permanentes são essenciais, o forte da discussão é em quais quantidades, biomas e ecossistemas", concluiu Jorge Agusto Callado Afonso. (Imprensa Lar)

Conteúdos Relacionados