LAR: Dia de Campo apresenta novas tecnologias para cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Unidade Tecnológica Lar, uma área de 5 hectares, localizada às margens da BR 277, na entrada da Associação Recreativa Lar em Medianeira, sediou no último dia 02 de fevereiro, a primeira atividade técnica do ano. Foi uma tarde de campo com apresentação de vários ensaios, entre eles o manejo de solo, a rotação de culturas e as culturas de milho e soja. Em conjunto com o IAPAR, foi apresentado o manejo do solo e a rotação de culturas, pautado em trabalhos realizados por este Instituto de pesquisa, em nossa região já por mais de 20 anos. Houve também a participação das 4 maiores empresas fornecedoras de insumos (Monsanto, Bayer, Basf e Syngenta), com trabalhos em manejos fitossanitários. Outro tópico apresentado foi a adubação biológica, que consiste em aplicar mais de 200 espécies de microorganismos para melhorar a estrutura e o equilíbrio do solo. No local também está instalada uma área de milho transgênico, que não deixou de ser uma novidade para a região, tecnologias para soja, apresentação de cultivares plantadas em lavouras de agricultores e também lançamentos da Coodetec. Aproximadamente 500 associados e produtores rurais participaram do evento, representantes de todas as Unidades Lar do Oeste do Paraná, que puderam também avaliar o desempenho de 34 cultivares de soja, das quais 26 geneticamente modificadas e 8 cultivares convencionais. No milho foi apresentada a tecnologia Bt.

Oportunidade - O associado Ângelo José Jungbluth, da Unidade de Missal, considerou o evento oportuno e a Unidade Tecnológica Lar adequada para as tecnologias locais, salientou porém que devem ser desenvolvidos materiais específicos para a região beira-lago, até porque de forma oficial mesmo tínhamos como referencia o micro-clima de Cascavel. Considerou igualmente importante a ação dos produtores rurais na rotação de culturas. "Na minha propriedade tenho a seqüência milho, aveia, soja, e agora apesar do stress hídrico em boa parte das lavouras do Município de Missal, a lavoura está bem. Se a chuva tivesse ocorrido normalmente, a lavoura seria excepcional", concluiu o associado.

Bons resultados - O vice-presidente da Lar, Lauro Soethe, presente ao avento, fez questão de agradecer os associados e produtores em geral que aceitaram o convite e observaram de perto o trabalho realizado pela equipe técnica em parceria com as empresas. "Podemos ver os bons resultados, com a tecnologia local, enfim o produtor pode observar de perto o desempenho de variedades no clima local". Também fez questão de ressaltar a utilidade e desejou a vida longa à Unidade Tecnológica Lar. "É uma área que está disponibilizada para que sejam desenvolvidos trabalhos técnicos, oportunizando a decisão correta do associado para a sua propriedade. Temos muitos eventos dessa natureza, mas esse em especial localizado para o nosso micro-clima, ajudará o produtor a melhorar o seu conhecimento, acompanhar a evolução e novas tecnologias, para que tenha sempre boas lavouras e isso se reverta em rentabilidade na sua propriedade", finalizou. (Assessoria de Imprensa Lar)

Conteúdos Relacionados