LAR 40 ANOS: Livro conta história de quatro décadas da cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Hoje, dia 20 de setembro, a Cooperativa Lar de Medianeira completa 40 anos de fundação e para comemorar esta importante data, será lançado na tarde de hoje, as 14 horas no CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira, o livro que conta a história destas quatro décadas de muito trabalho, perseverança e sucesso. Com o título: Lar na História. Os 40 anos da Cooperativa Agroindustrial Lar. A obra amplamente ilustrada e documentada em 200 páginas foi escrita pelo professor e historiador Roberto Marin. Por mais de 12 meses, Marin pesquisou arquivos, entrevistou mais de 50 pessoas, entre pioneiros, dirigentes e funcionários, consultou os livros de atas e todas as edições do "nformativo Cotrefal", "Lar Sicredi" e "Jornal da Lar". Também refez o caminho dos agricultores gaúchos, todos católicos e de origem alemã que fundaram a Cooperativa na vila de Missal no dia 19 de março de 1964.

Consolidação - As primeiras páginas da obra marcam as fases de fundação, legalização e consolidação da antiga Comasil, o autor reconstitui o ambiente da época, dos pequenos ranchos, do candeeiro, da canga, do cansil, do arado, da carroça e do que se comprava e se vendia na pequena sede da Cooperativa. Na evolução dos fatos, no início dos anos 70, há uma preciosa descrição do Projeto Iguaçu de Cooperativismo, coordenado pela Ocepar, que sustentou a transferência da Sede Administrativa de Missal para Medianeira e na seqüência o aparecimento de uma nova marca: a Cotrefal, edificação dos armazéns e compra da Oleolar entre outros fatos.

Lideranças - Todos os presidentes são biografados, com revelações inéditas da infância de Ignácio Donel e da agitada vida do padre José Backes, que foi o fundador e primeiro presidente do que é hoje a Lar. Funcionários pioneiros e veteranos também ganham destaque na publicação. As fases do desenvolvimento socioeconômico estão bem delimitadas com destaque para o processo de agroindustrialização acelerado e consolidado depois da posse do atual presidente, Irineo da Costa Rodrigues, que não mediu esforços para tornar realidade as unidades industriais de mandioca, vegetais, aves e carnes que, juntamente com a agregação de outros valores, levaram a Lar a figurar entre as 400 maiores empresas do Brasil, segundo ranking publicado recentemente pela revista Exame. (Assessoria Lar)

Conteúdos Relacionados